CAMPANHAS DE VACINAÇÃO TERMINAM DIA 29

A campanha de Multivacinação em Magé segue até o dia 29 de outubro, já que o decreto municipal nº 3.388/20 transferiu o feriado do dia 28 (Dia do Servidor Público) para a próxima sexta-feira (30). A ação que começou no dia 5 deste mês, tem a meta de atualizar a caderneta de vacinação desde as crianças de dois meses, adolescentes e adultos que também são público-alvo de algumas das vacinas.

A famosa vacina da gotinha contra a poliomielite é voltada para crianças de dois meses a menores de cinco anos. A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é para as crianças abaixo de um ano, e quem está na faixa de 1 ano e 3 meses a menores de 5 anos recebem a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Já a vacina contra o sarampo deve ser tomada a partir dos seis meses e vai até os 59 anos. A campanha do adolescente também está acontecendo e inclui as vacinas HPV, destinada às meninas dos 9 anos aos 14 anos e aos meninos de 11 aos 14 anos. E a vacina meningocócica ACWY, para meninas e meninos de 11 e 12 anos.

Segundo o coordenador de imunização Henrique Moreira, a vacinação é extremamente importante, e ele destaca:
“A vacina contra o sarampo em crianças de seis meses a abaixo de 1 ano é extremamente importante, pois são os casos que temos aqui. A VOP para crianças de 1 ano a abaixo de 5 também deve ser enfatizada”, disse o coordenador.

Magé tem 42 Unidades de Saúde da Família, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Imunização, que continuarão ministrando as doses de segunda à sexta-feira das 8h às 17h até o término da campanha, no dia 29 de outubro. A imunização respeita os novos protocolos de saúde, como uso de máscaras e distanciamento social.

‘Dia D’ promoveu a imunização no município

Um total de 3.997 doses foram ministradas no último dia 17 de outubro, ‘Dia D’ de vacinação. No dia, estiveram disponíveis as vacinas DT, DTP, DTPa, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pentavalente, Pneumo 10, Rotavírus, Dupla Viral, Tríplice Viral, Varicela, VIP e VOP. Na ação, 51 pontos de vacinação foram preparados para promover a imunização dos cidadãos dos dois meses de idade aos 59 anos.