CARAVANA DO BEM SEGUE LEVANDO MAGEENSES AO HEMORIO DURANTE A PANDEMIA

A Prefeitura de Magé promove quinzenalmente o projeto “Caravana do Bem”, desenvolvido com o objetivo de mobilizar pessoas interessadas em doar sangue. O projeto disponibiliza o transporte de doadores mageenses para o Hemorio, destacando a importância da necessidade de abastecer os estoques do banco de sangue.

“A campanha é muito importante para mantermos nossa cota com o Hemorio e suprir a necessidade da cidade. As doações destinadas a manter o estoque completo acontecem a cada 15 dias, na qual a Secretaria Municipal de Saúde leva os candidatos já agendados para doação na sede do Hemorio”, explicou a captadora de doadores, Sibele Rabello.

As pessoas que quiserem doar podem entrar em contato com a Agência Transfusional de Magé de segunda à sexta das 8h às 17h, diretamente na unidade localizada no anexo do Hospital Municipal de Magé, ou ligar (21) 3630-7234 / (21) 98539-0694 para mais informações.

O Brasil se encontra dentro da média de doações estimada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que calcula de 1% a 3% sejam doadores de sangue no país. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a manutenção dos estoques de sangue, estimulando através de ações voluntárias para a captação de novos doadores para manter o estoque de sangue. É fundamental sensibilizar pessoas para o ato de doação, e assim, minimizar as chances da falta de bolsas de sangue no estoque, o que sempre é um o risco à vida de muitas pessoas. A cada doação podem ser salvas as vidas de até quatro pessoas.

O que é preciso para doar?

– Apresentar documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Ter entre 16 e 69 anos (pessoas entre 16 e 17 anos é necessário o comparecimento do responsável legal para a autorização);
– Estar bem de saúde;
– Pesar 50kg ou mais