COMEÇA AMANHÃ A 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

O público-alvo da nova fase são os professores de escolas públicas e privadas, e os profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais que atuam nas barreiras sanitárias sendo imunizados contra a gripe. Foto: João Pedro Pires

Começa amanhã (16), a nova fase da campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta quinta, os professores de escolas públicas e privadas, e profissionais das forças de segurança e salvamento devem procurar uma unidade de vacinação para serem imunizados.

Por determinação do Ministério da Saúde, os profissionais de Saúde, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também foram incluídos como grupo prioritário e podem se vacinar durante toda vigência da campanha.

De acordo com a Coordenação de Imunização, um esquema para evitar aglomeração de pacientes está sendo adotado durante a vacinação contra a gripe que será aplicada na parte da manhã, das 8h às 12h. Na parte da tarde, das 13 às 17h, será a vez da vacinação de rotina.

“Amanhã começa a vacinação de um novo público alvo, mas com a determinação do Ministério da Saúde, os idosos que não conseguiram se vacinar na primeira fase, podem se vacinar durante toda a vigência da campanha”, explicou o coordenador municipal de Imunização, Henrique Moreira.

Dia D de Vacinação

No dia 9 de maio (sábado), a vacinação estará com público-alvo ampliado: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 40 dias (puérperas) e adultos a partir dos 55 anos de idade. Neste dia a vacinação será das 8h às 17h e nos demais dias seguirá das 8h às 12h, até o final da campanha.

Vacinas de rotinas

Algumas vacinas são aplicadas somente em polos. Confira quais têm condições especiais:

A vacina BCG e antirrábica só são aplicadas no Centro de Imunização de Magé que fica atrás do Hospital Municipal de Magé. A BCG é somente aplicada nas terças e quintas das 8h às 11h30 e a antirrábica de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

A vacina antipólio, que protege contra a poliomielite ou paralisia infantil, é aplicada em unidades polo. O atendimento para essa vacina vai seguir o protocolo dos horários especiais deste período de quarentena das 13h às 17h. As unidades que aplicam a vacina são o Centro de Imunização de Magé, USF Andorinhas, USF Cachoeirinha, USF Partido, USF Figueira, USF Praia do Anil, USF Maurimárcia, USF Guarani II, USF Buraco da Onça, USF Vila Serrana, USF Pau Grande e USF Ilha.

Texto: Philipe Campos