CEPAM GANHA PLUVIÔMETRO SEMIAUTOMÁTICO

Em parceria com a Secretaria de Agricultura, a Defesa Civil está disponibilizando um pluviômetro semiautomáticos para o Centro de Produção de Alimentos e Propagação de Mudas e Sementes Melhoradas (Cepam). O equipamento auxiliará na medição dos índices de chuva e também na irrigação, quando o acumulado de água não alcançar a necessidade hídrica do local.

“Com esse equipamento conseguiremos traçar os índices pluviométricos que servirão para segurança dos agricultores. Caso chova muito, por exemplo, e o produtor perca a produção, esses dados servirão como laudo para ser apresentado para seguradora e o produtor não sairá perdendo”, conta o secretário de Agricultura, André Castilho.

A Defesa Civil tem 18 desses equipamentos instalados em áreas de risco com a finalidade de evitar tragédias causadas pelos deslizamentos de terra, sendo 12 pluviômetros automáticos e 6 semiautomáticos.

“É muito importante essa parceria com a secretaria de agricultura, pois além de servi-los em suas demandas, teremos mais uma base de monitoramento 24h por dia no distrito agrícola”, conclui o subsecretário de Defesa Civil, Gilber Camara