ENGENHEIRO DOA 400 MÁSCARAS PROTETORAS AOS HOSPITAIS DE MAGÉ

As unidades da rede de urgência e emergência de Magé receberam a doação de 400 face shields, mais conhecidas como máscaras protetoras faciais, utilizadas pelos profissionais de saúde que cuidam dos pacientes com a Covid-19. A iniciativa de um jovem engenheiro mageense, que hoje vive em São Paulo, arrecadou fundos para a compra de insumos para produzir numa impressora 3D, as máscaras especiais para doar.

Tudo começou quando o engenheiro mecânico, Matheus Tavares, se uniu com amigos e decidiram suas impressoras 3D para produzirem as máscaras. Nascido em Magé, ele fez contato com amigos e empresários da cidade para reunir fundos para a compra da matéria-prima.

Matheus na entrega das primeiras face shields, antes da obrigatoriedade de uso de máscaras. Foto: divulgação

“Sou de Magé, onde moram todos os meus amigos e também me criei. Me formei engenheiro mecânico pela UFF e hoje trabalho numa empresa alemã que atua na área de próteses e órteses. Ao ver uma matéria no Jornal Nacional sobre as máscaras de proteção que as universidades estavam desenvolvendo, entrei em contato com alunos da minha universidade, onde discutimos sobre a produção das mesmas. Por ter uma impressora 3D em casa, resolvi coloca-lá a disposição para realização do projeto”, declarou o jovem que hoje vive e trabalha em Campinas, São Paulo.

O engenheiro contou com a parceria de empresários de Magé que compraram os insumos necessários para o primeiro lote de máscaras. “O tempo de produção é de 100 por semana, isso rodando 24h por dia”, explica. Os lotes restantes foram produzidos a partir dos insumos adquiridos através dos fundos de uma vaquinha virtual.

“É muito gratificante poder ajudar pessoas que estão na linha de frente do combate dessa pandemia, ainda mais por saber as dificuldades que o município passa e por ser a cidade onde cresci. A felicidade e a gratidão dos técnicos de enfermagem na entrega das máscaras, valeram a pena todo esforço feito para produção das mesmas. Somando com as primeiras 150, no total de 400 máscaras doadas ao município de Magé”, completou o engenheiro mageense, que posteriormente produziu mais 120 unidades doadas para a SAMU e aos bombeiros.

Agradecida, a secretária de Saúde Carine Tavares destacou as iniciativas independentes para colaborar com a rede municipal:

— Nesse momento de pandemia, iniciativas como a dos meninos com as máscaras protetoras, entre outras ações colaborativas que nos ajudaram com materiais, são de grande importância pois a pandemia sobrecarregou o mercado, dificultando a aquisição de equipamentos especializados para nossos profissionais. Não só eu, mas toda a nossa linha de frente está extremamente grata por essa e outras iniciativas que nos ajudam a salvar vidas!

Fotos: divulgação (IMPORTANTE: as imagens em que aparecem pessoas sem máscaras foram tiradas antes da obrigatoriedade no uso).