No momento atual em que muitos estão no isolamento social, aquela promessa de começar a fazer exercícios no ano novo pode ser cumprida agora.
A fisioterapeuta Lenice Gama ressalta que o foco é na prática de exercícios moderados, que auxiliam no condicionamento cardiorrespiratório, na força muscular e na parte imunológica. “Quando você pensa no exercício sendo realizado de uma forma divertida, você soma isto à sensação de prazer, de bem-estar, na melhora do humor e ainda ajuda na liberação de endorfina, hormônio que ajuda a regular as emoções, percepção da dor e relaxamento”, explica a profissional que atua no Centro de Fisioterapia Municipal.
Tornar o exercício mais atrativo, é a principal proposta dos vídeos que a fisioterapeuta grava a fim de estimular as pessoas começarem a suar a camisa.
Fazer exercício em casa é como ir à academia, mas você ainda precisa do ânimo extra de estar ali, sozinho, fazendo. Com o uso da tecnologia, isto pode ficar mais atrativo para pessoas de todas as idades. Ela ainda complementa que os exercícios dos vídeos não tem contraindicações:
– A pessoa pode começar pelo alongamento de quadríceps que é extremamente importante para ganhar flexibilidade, prevenir encurtamento e lesões.
– Logo em seguida, executar a abdução e extensão de quadril para auxiliar no fortalecimento inicial do quadril e prevenir lesões.
– A flexão plantar tem a capacidade de promover uma melhora no retorno venoso, ou seja auxiliar na circulação.
Os únicos alertas são para as questões de segurança, como tomar cuidado com os arredores e com o piso para que não escorregar. Outra orientação é fazer pausas de 15 a 20 minutos para tomar água e descansar um pouco.
Acompanhe os vídeos nas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.
Texto: Philipe Campos