MAGÉ TRABALHA EM PLANO MUNICIPAL PARA A GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O projeto visa a preservação do meio ambiente, estabelecendo metas e ações que auxiliam o Poder Público na gestão integrada dos resíduos sólidos gerados dentro do município.

O PMGIRS envolve ações conjuntas que buscam solucionar o problema do lixo, desde sua geração até o seu destino final. O plano contempla o diagnóstico, o cenário atual, metas para os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e metas para a eliminação e recuperação de lixões.

Gerlaine Costa, guarda ambiental, falou sobre a importância do projeto. “Primeiramente, quando pensamos em sustentabilidade, devemos olhar para os três pilares: ambiental, econômico-financeiro e social. Sem esse elo não alcançamos uma sociedade saudável e sustentável, e os resíduos sólidos se encontram dentro desse elo. Todos ganham quando a sociedade e os gestores se voltam com a gestão dos seus resíduos”, afirmou.

A guarda ambiental completa que para evitar o impacto negativo no ambiente, precisamos consumir conscientemente. A exploração exagerada dos recursos naturais e a má gestão do lixo levam a uma série de prejuízos à saúde, educação e economia local. É preciso que todos os cidadãos pensem em como minimizar esses impactos.

“Para a elaboração do PMGIRS é imprescindível a participação social. A população deve informar ao Poder Público a situação atual do seu bairro e propor possíveis ações que podem beneficiar a sociedade. O governo fará uma consulta pública, no final de maio, para que todos possam contribuir com o Plano”, finalizou Gerlaine.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também disponibilizou um canal para receber as contribuições da sociedade. Todos que quiserem participar podem escrever para o endereço eletrônico residuosolidos@mage.rj.gov.br.

Foto: Lucas Silva