MINISTÉRIO CANCELA DIA D E MUDA ETAPAS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Foto: Matheus Santana

O Ministério da Saúde informou aos estados e municípios que o Dia D de Vacinação contra a gripe, que seria no próximo sábado, está cancelado.

A primeira fase da campanha contra a gripe, voltada aos idosos e profissionais da Saúde, vacinou 40.780 pessoas, de acordo com a Coordenação de Imunização de Magé, atingindo 44% da meta prevista pelo Governo do Estado que estima imunizar pelo menos 91 mil mageenses.

O Ministério também prorrogou o fim da campanha. Assim, a segunda fase da vacinação contra a gripe que começou em 16 de abril, vai até a próxima sexta, dia 8 de maio, atendendo aos portadores de doenças crônicas não-transmissíveis entre outras condições clínicas especiais, trabalhadores da área de transporte como caminhoneiros, motoristas e cobradores de coletivos, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento como público-alvo.

Seguindo a determinação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, a campanha terá uma terceira fase que vai dividir o público-alvo em dois grupos, para evitar a aglomeração nas unidades de saúde.

De 11 a 17 de maio, os grupos que deverão receber as doses são: gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas); pessoas com deficiência e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade.

De 18 de maio a 05 de junho, os grupos que deverão ser vacinados são: adultos a partir de 55 até os 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Quem faz parte do público-alvo das outras etapas que não puderam se vacinar, podem ir à unidade mais próxima durante toda a vigência desta etapa. As Unidades de Saúde da Família e o Centro Municipal de Imunização vão atender das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Philipe Campos