PROGRAMAS DA SAÚDE PRIORIZAM ATENDIMENTOS DE EMERGÊNCIA E DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Medidas fazem parte do decreto municipal nº 3.340, que definem ações protetivas e de enfrentamento ao coronavírus

O decreto municipal nº 3.340 de 21 de março, determinou o fechamento das unidades ambulatoriais do município, entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Magé para prevenção e enfrentamento ao Coronavírus. Mas sabendo da necessidade do funcionamento de serviços indispensáveis aos cidadãos, a Secretaria de Saúde continua com alguns atendimentos restritos no Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA, Programa de Tuberculose e Hanseníase, e o Programa Saúde Mental.

De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento do município, Elisies Oliveira, a unidade está atendendo com agenda bastante restrita, voltada aos testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, primeiro atendimento para pessoas que tiveram algum risco de IST, pacientes em estado grave, gestantes e para dispensação de medicamentos.

Já quem precisa de atendimentos relacionados à Saúde Mental, o CAPS II (Lídia Menezes) está com atendimento apenas para emergências, após a realização de triagem e somente a dispensação de medicamentos está sendo mantida normalmente.

“O Programa de Tuberculose e Hanseníase, só está atuando na dispensação de medicamentos. Toda segunda também temos atendimento emergencial para pacientes com lesões graves. O nosso funcionamento acontece das 8h às 17h”, afirmou a coordenadora Weima Peçanha.

Ainda segundo o decreto municipal, as Unidades de Saúde da Família do município estão funcionando com rotina de agenda reduzida, pesagem e vacinação em área externa e com prioridade no atendimento aos idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais. A Farmácia Polo, responsável pela dispensação de medicamentos gratuitos para a população está com funcionamento normal.

Até o momento a cidade possui apenas casos notificados e nenhum confirmado. O decreto continua em vigor podendo ainda ser estendido.

Texto: Philipe Campos