SAÚDE CAPACITA PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Apostila de Enfrentamento ao Coronavírus nas ILPIs e Instituições de Pessoas com Deficiência foi apresentada

Na última semana, a Secretaria de Saúde por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social realizou a capacitação de 40 profissionais que atuam nas Instituições de longa permanência para idosos (ILPI)  e Instituições de Pessoas com Deficiência quanto ao enfrentamento ao coronavírus nestes locais.

A capacitação teve duração de dois dias, na Associação de Pais e Amigos da Casa de Sheila em Jororó, na Casa de Repouso Recanto das Flores em Mauá, no Lar El Shaday em Suruí, no Centro de Excelência em Cuidar Divina Idade na Piedade e no Lar São Vicente de Paulo no BNH de Magé.

Durante a visita a Associação de Pais e Amigos da Casa de Sheila, uma equipe de imunização foi mobilizada e cerca de 25 pessoas (residentes e profissionais) foram imunizados contra a gripe. Nas demais instituições os assistidos estavam com a caderneta de vacinação em dia.

Os principais assuntos da capacitação foram a atualização das orientações para a prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus, apresentação do informe técnico 011/2020 com o fluxo municipal atualizado para identificação de casos suspeitos do novo coronavírus e por último a apresentação da Apostila “Enfrentamento ao Coronavírus nas ILPIs e Instituições de Pessoas com Deficiência”.

“A capacitação aconteceu nos dias 5 e 7 desse mês e tem como objetivo instrumentalizar e capacitar estes profissionais que lidam e cuidam na nossa melhor idade, sejam eles públicos ou de iniciativa privada, para que possam estar atualizados a nova rotina que estamos vivendo durante esta pandemia. As ações foram realizadas em área externa, respeitando as regras de espaçamento entre cada indivíduo, e horários intercalados, evitando também a aglomeração dos profissionais. Conhecimento neste momento é de suma importância” explicou Marcos Vanini, coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Philipe Campos