TECNOLOGIA USADA A FAVOR DA FISIOTERAPIA DURANTE A QUARENTENA

Exercícios gravados em vídeo contribuem para manter uma boa qualidade de vida

387
Fisioterapeuta, Marcelo Muzi grava os vídeos na sala de casa.

A quarentena imposta pela pandemia no novo coronavírus, mudou a rotina de muita gente. Tem gente trabalhando em casa, tem aqueles que ficam em casa para protegerem os familiares que estão em grupos de riscos e têm aqueles que não param nunca e precisam estar sempre em movimento. Pensando nessa temática, o fisioterapeuta Marcelo Muzi, coordenador do Centro de Fisioterapia de Magé grava vídeos dedicados aos pacientes e aqueles que não podem parar nem mesmo por causa da pandemia.

Durante o confinamento, a prática de atividades físicas, alongamentos, exercícios de fortalecimento são recomendados por especialistas, inclusive para os idosos.

Segundo o fisioterapeuta, os exercícios mais indicados para idosos são os de fortalecimento muscular, aeróbicos e respiratórios. Algumas práticas simples, que podem ser reproduzidas em casa com segurança, mesmo para as pessoas que moram sozinhas.

“Nós temos uma série de exercícios que podem ser feitos, sentado, deitado ou mesmo em pé, com toda segurança. Os alongamentos, por exemplo podem ser feitos com auxílio de uma cadeira, uma vassoura ou de uma toalha, e exercícios de fortalecimento muscular que podem ser realizados na cama ou no chão”, explica o fisioterapeuta, que gravou os vídeos na sala de casa.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, além de exercícios, é importante que os idosos mantenham uma rotina com outras atividades que possam ser estimulantes para a mente, como leitura, jogos de tabuleiro, caça-palavras e jardinagem, por exemplo.

As chamadas de vídeo também são recomendadas neste momento por especialistas para manter a interação social saudável entre amigos e familiares. A quarentena é vital para evitar a propagação da Covid-19.

Texto: Philipe Campos