UBS GUARANI I INICIA AGENDAMENTO PARCIAL DE ESPECIALIDADES

127

A Unidade Básica de Saúde Guarani I, em Piabetá, passou por reforma, foi ampliada e recebeu novo aparelhamento. De acordo com a coordenação da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Magé, o agendamento para fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e atendimento psicológico na UBS Guarani I, começam nesta terça. Serviços odontológicos continuam suspensos na unidade por conta das medidas preventivas à pandemia da Covid-19. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta das 8h às 17h.

A estrutura começou a funcionar nesta segunda com atendimento clínico e pediátrico, consultório odontológico, sala de imunização, pré-natal, acompanhamento de puericultura, fisioterapia, salas de curativos e sala de espera adequada para os atendimentos, e que agora seguem as determinações do Ministério da Saúde para se evitem a aglomeração de pessoas.

Assim como as Unidades de Saúde da Família, a UBS também está com agenda reduzida. Mas a unidade oferece todo o suporte que os assistidos necessitam com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, nove agentes comunitários de saúde e ainda com o apoio e suporte da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Atendimentos às crianças com microcefalia

Através da equipe NASF que faz a cobertura da UBS Guarani I, a unidade também oferece acompanhamento humanizado, através de atividades de estímulos que ajudam na reabilitação e desenvolvimento da criança através de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
A estimulação precoce busca maximizar o potencial de cada criança, englobando o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva, que podem ser prejudicados pela microcefalia.

Texto: Philipe Campos