USF ANDORINHAS LEVA ORIENTAÇÕES SOBRE A COVID-19 À POPULAÇÃO

Mobilização social faz parte das medidas preventivas ao Coronavírus no município de Magé

Na manhã desta quarta-feira (15) a equipe da Unidade de Saúde da Família de Andorinhas realizou mais uma ação de prevenção ao novo Coronavírus. Com a distribuição de informativos com orientações de higiene, prevenção da transmissão, e sachês com lenços umedecidos em álcool, a equipe está mobilizando os cidadãos e atuando em pontos estratégicos do segundo distrito.

Agentes Comunitários, Enfermeiras e a Assistente Social do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), começaram a percorrer as principais ruas e praças da região, levando orientações e informações sobre a prevenção a Covid-19 para o maior número de pessoas.

O coordenador da USF Andorinhas , Clayton Florentino, acompanhou a ação. “Estamos com esta ação durante todas as manhãs e cada dia numa área diferente do território de cobertura. E através do nosso trabalho, conscientizar ainda mais a população que o isolamento social é imprescindível para que o vírus não circule. Principalmente em relação aos idosos, já que o segundo distrito é uma região com um grande número populacional na melhor idade. Também alertar as pessoas sobre a necessidade do uso de máscaras como um dos meios de proteção, em caso da necessidade de sair de casa” explicou.

Profissionais da saúde capacitados

A distribuição dos informativos, com orientações de higiene e prevenção da transmissão da Covid-19,  com sachês com lenços para assepsia começou no início de março em diversos pontos do município de Magé com cerca de 1 milhão de impressos.

Enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USFs), Gerentes de Enfermagem dos hospitais e unidades 24h, e profissionais das comissões hospitalares participaram em fevereiro das capacitações e foram atualizados com os informes técnicos que tratam da atuação das equipes diante de casos suspeitos de Coronavírus, tanto na abordagem, acompanhamento e tratamento, e os Agentes Comunitários em Saúde também estão capacitados tanto nas orientações e quanto na abordagem correta.

Texto: Philipe Campos