EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, PREFEITURA DE MAGÉ CANCELA FESTA DA FARINHA DE SURUÍ

Devido às fortes chuvas que atingiram o município de Magé desde a última sexta-feira (23), a Prefeitura decretou Situação de Emergência através do decreto nº 3731/24 para mobilizar recursos e apoio aos cidadãos afetados. O decreto tem duração inicial de 90 dias, com isso a Prefeitura decidiu pelo cancelamento da Festa da Farinha de Suruí que seria realizada entre os dias 5 e 7 de abril.

“Infelizmente, com as chuvas do último final de semana, muitas famílias ficaram desalojadas com o alagamento de suas casas, destruição dos seus pertences e muitas ruas foram afetadas com o transbordamento dos rios. É tempo de cuidarmos das pessoas, minimizando os estragos causados e fazendo intervenções onde for possível. Com isso, peço a compreensão de todos para esse momento” solicitou o prefeito Renato Cozzolino.

Para minimizar o impacto aos agricultores que já contavam com a Festa da Farinha, o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, afirmou que nas comemorações de 459 anos da cidade, na Arena Magé, será destinado um espaço para que os agricultores comercializem seus produtos.

A Festa da Farinha de Suruí faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município, incluída através da Lei Municipal nº 2743/2023 e tem como objetivo a divulgação da produção agrícola da cidade e faz parte da proposta de tornar a Farinha de Suruí patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.