ESTUDANTES MAGEENSES PARTICIPAM DO PRÊMIO MPT NA ESCOLA

Mais de 11 mil alunos de 38 escolas da rede municipal de ensino de Magé estão inscritos na edição 2024 do Prêmio MPT na Escola, que é uma seleção dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudante do 4º ao 9º ano das escolas públicas em 3 etapas: municipal, estadual e nacional.

O objetivo da ação, que acontece anualmente, é levar o Estatuto da Criança e do Adolescente para o ambiente das salas de aula desde a primeira infância. Para isso, o MPT na Escola conta com o apoio de toda a comunidade escolar, com foco nos professores, que são os agentes da promoção e sensibilização dos alunos.

“O Projeto MPT na Escola é nosso aliado no combate ao trabalho infantil, promovendo debates dentro das salas de aula e sensibilizando toda a comunidade escolar sobre o seu papel na erradicação do trabalho infantil e na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Desenvolver essa atividade por meio da criatividade e expressão livre dos nossos alunos é fantástico, todos os anos nos surpreendemos com os trabalhos apresentados por eles”, disse a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.

O prêmio conta com 4 categorias: Conto, Poesia, Desenho e Música. Em 2023, Magé enviou movimentou mais de 6,8 mil alunos. Doze projetos foram finalistas e 2 deles foram vencedores na etapa estadual.

O texto “Confusão”, das alunas Ana Carolina Marque e Ana Maria Cavalcante, da E.M. Horácio da Silva Mello Filho, orientadas pelo professor Fellipe Marinelli, ficou em 2º lugar na categoria Poesia. A aluna Manuella de Freitas, da E.M. Padre Gilmar de Castro, sob a orientação da professora Abigail Silva, ficou em 3º lugar na categoria Conto, com o texto “Isabela: determinação e amor aos animais”.