MAGÉ COMPLETA 458 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Comemoração terá inaugurações, serviços e muita festa

No próximo mês, Magé completa 458 anos de história e o aniversário da segunda cidade mais antiga do estado do Rio de Janeiro não vai passar em branco. A Prefeitura está preparando cinco dias de festa para a população na Arena Magé, em Bongaba, além de ação social, casamento comunitário, desfile cívico e inauguração das novas instalações do Hospital Municipal.

A programação de shows contará com cantores renomados, mas também com artistas locais, seguindo a Lei Geral de Eventos da cidade (2743/23), a qual especifica que a programação artística deve contar com pelo menos 50% de artistas da região. A festa tem início no dia 7 de junho com Capital Inicial, The Blokes, Thiago Millores e Banda Road Rock, e DJ Vilella. No dia 8, sobem ao palco Bell Marques, Trio em Fá, Banda Família e DJ Lethh. Em 9 de junho, dia do aniversário, a headline será de Wesley Safadão, e também se apresentam Romulo Loves, Letícia Soares e DJ Lippe. A lineup do dia 10 terá Matheus & Kauan, João Noronha, Semente do Samba e Cabelin no Beat. O encerramento no dia 11 será com Ferrugem, Marques Freitas, Lipe e DJ Boka.

“Estamos muito empolgados com as comemorações dos 458 anos de fundação da nossa cidade, teremos uma linda festa com participação de grandes nomes da nossa música, artistas locais e outras intervenções culturais. Todo o evento está sendo preparado para garantir que os mageenses e os visitantes possam curtir com segurança. Vamos contar com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, empresa de segurança privada, posto de atendimento médico, brigadistas e uma super equipe de produção. Este ano não teremos na programação um show gospel porque entendemos que esse público merece um evento exclusivamente para ele e faremos isso no final do ano”, explicou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.

Para os shows, os portões da Arena Magé serão abertos às 18h e as atrações começam a se apresentar às 20h. Um esquema especial de segurança e trânsito será montado para que a população mageense possa aproveitar com tranquilidade. “Teremos um dos maiores esquemas de segurança já montados na nossa cidade, assim como fizemos no aniversário do ano passado, no Réveillon e na Festa do Trabalhador, com revista na entrada e agentes de segurança para qualquer situação”, esclarece André Lopes, secretário de Segurança e Ordem Pública.

“Assim como funcionou no aniversário do ano passado, vamos fazer funcionar novamente esse ano. Já estamos planejando um esquema especial com pontos de embarque e desembarque específicos para o transporte público coletivo, para carros de aplicativo e táxis. Estamos em conversa com a empresa que opera no transporte municipal para que o horário seja estendido e a frota aumentada”, conta o secretário de Transportes, Junimar Borges.

População ganha hospital reformado com unidade infantil e ação social

Mas a festa de aniversário não começa com shows, logo no dia 7 de junho serão inauguradas para a população mageense as novas instalações do Hospital Municipal de Magé com 62 leitos, sendo 10 de CTI, hemodiálise à beira leito, tomografia e ressonância 24h, e dois centros cirúrgicos para 100 cirurgias de baixa e média complexidade por semana.

“Magé está passando por uma grande transformação e a população está vendo nosso empenho. No nosso hospital teremos leitos de CTI com hemodiálise, de unidade semi-intensiva, clínica cirúrgica, e um centro de imagem com tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio-x. O serviço de pediatria será transferido para o Hospital da Criança que também será inaugurado ao lado”, disse o prefeito Renato Cozzolino.

No dia do aniversário, 9 de junho, será realizado ainda o tradicional desfile cívico das escolas municipais na Avenida Coronel João Valério às 8h, com o tema “Educação Pela Paz, Gestos Concretos Movem o Mundo!”, com alunos do 1º distrito trazendo referências aos “Gestos de Amor” praticados pelo governo nos últimos dois anos e meio.

Nos finais de semana anterior e posterior ao aniversário, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizará dois eventos: no dia 3 de junho a edição comemorativa da Ação + Amor Por Você, na Praça Sete de Setembro em Piabetá, com atendimentos de cidadania e saúde; e no dia 17 de junho, o Casamento Comunitário para casais inscritos previamente nos CRAS, que será no Complexo de Esporte e Lazer Lamarca, em Raiz da Serra.

Nos dias 10 e 11 de junho, a Arena Magé recebe das 11h às 19h uma edição especial do Magé BBQ Festival com mais de 15 estações com churrasco, cervejas artesanais, sobremesas e bar. O evento terá ainda muita música com shows ao vivo e DJ’s, além de ambientes instagramáveis, áreas de convivência e área kids, para toda a família aproveitar. Também no dia 11, será realizada a 1ª Cavalgada Municipal às 9h na Arena Magé.