MAGÉ LANÇA CAMPANHA POR PAZ E SEGURANÇA NAS ESCOLAS

A tarde da última quarta-feira (19) foi marcada por um importante passo do município de Magé em busca da conscientização e ações para garantir a segurança dos estudantes das redes municipais, estaduais e particulares. O lançamento da campanha “Educação pela PAZ, a favor a VIDA” reuniu o poder público municipal, forças de segurança e representantes da sociedade civil, no Magé Tênis Clube.

“Estamos muito felizes pelo lançamento dessa campanha, reunindo diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, porque entendemos que o aluno é do município. E diante de tantas notícias que nos assustam, vamos falar de paz, e percebemos a importância cada vez maior do diálogo em nossa sociedade. Os alunos precisam ser acolhidos nas escolas e ao invés de pensarmos em armas de fogo vamos pensar em educação. Essa é a nossa proposta”, explicou a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.

O evento contou com uma mesa de abertura composta pelas autoridades presentes e, em seguida, foi realizado um grupo de estudos para debater as ações que podem ser tomadas em prol do tema. Entre as ações, a patrulha escolar segue com as rondas pelos colégios e, na próxima quarta-feira (26/05), será realizado um manifesto pela paz em cada unidade. Também foi distribuída uma cartilha com orientações sobre procedimentos e rotinas de segurança na escola para gestores, professores, funcionários, responsáveis e alunos.

“A nossa preocupação tem que ser constante e hoje nós homologamos um pacto pela vida e pela segurança das nossas crianças. Pode levar seu filho para a escola, a Secretaria de Segurança Pública juntamente com a Polícia Militar vai estar presente para a segurança do seu filho”, enfatizou André Lopes, secretário de Segurança e Ordem Pública.

Além da secretária de Educação e do secretário de Segurança Pública, o evento contou com a presença dos secretários José Amaral (Defesa Civil), Vinícius Bastos (Governo) e Letícia Nogueira (Procuradoria); a subsecretária Rita de Cássia Rodrigues (Educação); os vereadores Valdeck Ferreira (pres. da Câmara), Igor Fabiano (pres. da Comissão de Segurança) e Silmar Braga (pres. da Comissão de Educação); Tenente Mozzer (2º GSFMA/CBMERJ), Tenente Costa (34º BPM), Paulo Vinícius Dutra (pres. da OAB/Magé), Júlio da Silva Filho (delegado da 65º DP), Patrícia Alvim (Promotora da Vara da Infância e Juventude de Magé), Alcinete de Azevedo (Conselho Tutelar I), Moisés Menezes (Conselho Tutelar II), Verônica Paiva (Conselho da Criança e do Adolescente) e Paulo Roberto Lopes (repres. das escolas particulares).