MAGÉ REALIZA 1º CONSELHO ITINERANTE DA MULHER

Seguindo as ações em comemoração ao Mês da Mulher em Magé, a Praça Sete de Setembro recebeu a primeira edição do Conselho Itinerante realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A ação contou com serviços, palestras e roda de conversa.

“A gente entendeu pelas nossas reuniões que estávamos falando apenas para nós mesmas e precisávamos sair para passar isso para a sociedade e mostrar que em Magé tem Conselho e tem políticas públicas. Essa ação do Conselho Itinerante nada mais do que um espaço de fala para as mulheres e vamos levar para todos os distritos conscientizando sobre a violência contra a mulheres”, explicou a presidente do Conselho da Mulher, Sandra Silva.

O 1º Conselho Itinerante realizou orientações de serviços da Prefeitura como o PAISMCA, Ambulatório de Anemia Falciforme, CEAM e CREAS, além de serviços de prevenção relacionados à saúde como o Hiperdia, com aferição de glicose e pressão arterial. Foram realizadas palestras e roda de conversas com o Conselho da Mulher e um grupo reflexivo com o Serviço Especializado de Responsabilização dos Homens (SER Homem).

“É fundamental que tenhamos políticas públicas que trabalhem para a valorização e proteção das mulheres mageenses. Essa é uma batalha que travamos em conjunto, em parcerias com órgãos especializados e com o Conselho da Mulher. Nós inauguramos o CEAM no final de 2021, que já atendeu quase 300 mulheres em 12 meses, estamos implantando o grupo reflexivo de responsabilização dos homens agressores e temos também o projeto da patrulha Maria Penha municipal. Vamos avançar cada vez mais”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.

O Mês da Mulher continua com uma programação especial no próximo sábado (25) no Complexo da Água Doce, em Suruí, com a 4ª edição do Magé Para Elas levando serviços sociais, de saúde e de embelezamento das 10h às 14h.