MAGÉ REGULAMENTA HORÁRIO DE PLANEJAMENTO PARA PROFESSORES

O cumprimento da carga horária de 1/3 de planejamento para os cargos de Professor I, Professor II e Professor Especialista em Educação que atuam nas unidades educacionais da rede municipal de ensino de Magé é um direito por lei. Após anos sem ter esse direito concedido, a atual gestão regulamentou através de resolução o cumprimento do 1/3 de planejamento no âmbito municipal, organizando a jornada de trabalho do corpo docente.

“Vivemos um momento histórico de garantia de direitos para uma classe que por anos lutou por essa conquista. A regulamentação da lei era importante para permitir a organização dos professores dentro do ambiente escolar”, explica a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.

A Resolução Nº 001/2023 da Secretaria Municipal de Educação (SME) esclarece que os horários de planejamento devem ser cumpridos, parte, na unidade escolar na qual o professor é lotado, ou em local definido pela SME com formações continuadas, cursos e seminários, e parte em local de livre escolha.

Para o professor especialista e professor dos Anos Finais (6º ao 9º) com carga horária de 16h semanais são destinadas 12 horas de efetiva interação com os educandos e 4h destinadas ao planejamento. Dessas 4 horas, 3h o professor cumprirá na unidade escolar e 1h cumprirá em local de livre escolha.

Já para o professor da Educação Infantil (creche e maternal) e Anos Iniciais (1º ao 5º) com carga horária de 22 horas e 30 minutos semanais, serão destinadas 15 horas para efetiva interação com os alunos e 7 horas e 30 minutos de planejamento, sendo 5 horas cumpridas na unidade escolar e 2 horas e 30 minutos cumpridos em local de livre escolha.

É desejável que as horas de planejamento priorizem: planejamento de aulas, elaboração e correção de atividades e avaliações, elaboração de projetos e materiais didático-pedagógicos, adaptação curricular e elaboração de estratégias para alunos com necessidades especiais, relatórios, preenchimento de Diário de Classe, estudo e pesquisas nas áreas relacionadas à ação pedagógica.

“A transformação da educação pública que queremos passa também pela valorização dos profissionais e esse é, portanto, um momento de celebração em prol da melhoria da qualidade da Educação mageense. Nosso compromisso é transformar a educação pública da nossa cidade e garantir uma educação de verdade aos nossos alunos”, finaliza a secretária.