MAGÉ SEDIA FÓRUM DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Evento reuniu 12 cidades da Região Metropolitana I

O Mirante de Mauá, em Magé, reuniu nesta sexta-feira (8) os Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro, que engloba 12 cidades: Magé, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Mesquita, Itaguaí e Japeri. O Fórum dos Conselhos de Saúde realiza reuniões mensais e tem como objetivo integrar as ações da área de saúde entre cidades, estado e Governo Federal.

“O Fórum é um espaço onde nos reunimos mensalmente para discutirmos as políticas públicas de saúde na região Metropolitana I. Os doze municípios se juntam para ver o que avançou em cada um e o que está mais na frente vai ajudando quem está atrasado, para estarmos sempre andando no mesmo nível. Hoje é nossa última reunião do ano, onde fazemos uma espécie de retrospectiva e começamos o planejamento para o ano que vem”, explicou o coordenador do Fórum de Conselhos de Saúde, Miguel Jorge Gomes.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Magé, Marilene Formiga, esteve presente e também falou sobre a importância do fórum. “O Comitê Intergestor de Regionais se reúne para discutir projetos voltados para a Saúde, então os Conselhos Municipais precisam se aglutinar para acompanhar essas votações. Hoje também tivemos uma apresentação sobre a questão do combate à tuberculose. O Fórum tem um representante no Conselho Estadual, que é nossa articulação direta com o Estado”, disse.