MAIS DE 330 ESTUDANTES MAGEENSES RECEBEM O PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO

Cerimônia contemplou novos estudantes no Programa que já soma 700 beneficiados

Na tarde deste sábado (3), a Prefeitura de Magé, através da Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo, realizou a cerimônia de entrega dos cartões referentes ao Passe Livre Universitário para mais de 330 estudantes do Ensino Superior. O Programa de custeio de passagem para universitários mageenses agora soma 700 pessoas, contando com os estudantes que tiveram o benefício renovado de anos anteriores.

“Eu estou muito feliz por saber que quando assumimos a Prefeitura apenas 200 estudantes eram contemplados e hoje nós mais do que triplicamos esse número. É uma marca histórica para esse projeto do Passe Livre Universitário. Eu, como filho de professores, tenho a obrigação de investir na Educação”, disse o prefeito Renato Cozzolino.

Durante a cerimônia de entrega dos cartões, a vice-prefeita Jamille Cozzolino aproveitou para contar mais uma novidade para os estudantes mageenses do Ensino Superior. “Além do Passe Livre, a gente está criando o programa Passaporte Universitário, no qual a Prefeitura vai custear a mensalidade desses estudantes, fechando convênio com algumas faculdades, investindo cada vez mais em Educação”, anunciou.

O processo de seleção dos estudantes para o Passe Livre Universitário contou com dois períodos de inscrições, com uma etapa para estudantes de universidade particulares e outra para alunos de faculdades públicas, adequando ao calendário das universidades. Após a inscrição foi realizada a análise da documentação e análise financeira para identificar os estudantes aptos à seleção e também a visita domiciliar para identificar se são realmente moradores de Magé. A classificação final é correspondente à renda per capita, beneficiando primeiramente as menores rendas.

Um dos estudantes contemplados foi o Diego Vasconcelos, que cursa antropologia na UFF. Ele conseguiu ingressar na faculdade com ajuda do Prepara Jovem, pré-vestibular social da Prefeitura de Magé. “Eu estou muito feliz por ter sido contemplado com o Passe Livre. Eu fiz um ano de Prepara Jovem, consegui entrar na faculdade, mas é sempre uma luta pra continuar por causa da passagem. Agora consegui esse benefício e vou conseguir continuar estudando até me formar”, agradeceu.

Participaram da cerimônia de entrega dos cartões além do prefeito e da vice-prefeita, o secretário de Governo, Vinícius Bastos; o presidente da Câmara Municipal, Valdeck Ferreira; o vereador Álvaro Alencar, autor da lei que criou o Passe Livre Universitário em Magé; e o coordenador de Juventude, Samuel Estevão.