PROGRAMA DE SAÚDE DO IDOSO TRABALHA POR LONGEVIDADE SAUDÁVEL EM MAGÉ

Para prevenir doenças na população idosa da cidade, a Prefeitura de Magé conta com o Programa de Atenção à Saúde do Idoso de Magé (PASIM), previsto no caderno de Atenção Básica. O PASIM realiza acompanhamento e visitas domiciliares aos pacientes com atendimento médico, psicóloga, enfermeira e assistente social.

“O objetivo do PASIM é prevenir e evitar agravos em doenças na população idosa para que se tenha uma longevidade saudável. Todo o município é coberto por unidades básicas de saúde e os enfermeiros e agentes são responsáveis por traçar esse plano de atendimento. O Programa de Saúde do Idoso coordena as ações e pensa nas políticas públicas”, explicou a assistente social do PASIM, Maria Cândida Pimentel.

A visita domiciliar é realizada para entender a conjuntura na qual vive o idoso, verificar necessidades e orientar a família para proporcionar um bem-estar ao idoso. A dona Geraldina Piano é uma das pacientes acompanhadas pelo Programa, completou 104 anos neste mês e ganhou um Certificado de Longevidade Saudável.

“A minha mãe representa muita coisa para mim, ela teve uma isquemia, mas agora está bem. Esse atendimento em casa facilita muito, ainda mais pela idade dela. Antes eu tinha que arrumar carro para levar minha mãe aos postos e ao hospital, e tendo a oportunidade de ter um atendimento em casa é maravilhoso”, agradeceu Cida Maria Piano, filha de Geraldina.