Na tarde desta quarta-feira (15), servidores da Prefeitura de Magé e membros do Conselho Municipal de Saúde participaram de uma oficina de capacitação sobre a investigação do câncer relacionado ao trabalho, em uma parceria do Programa Saúde do Trabalhador com o INCA. A oficina foi realizada das 14h às 17h, na Primeira Igreja Batista em Magé.
“É uma grande parceria que estamos fazendo e o município tem um ganho muito grande com isso. O INCA se disponibilizou a vir capacitar nossos profissionais para poder prepará-los para analisar e investigar se realmente o câncer que está em prevalência no município tem a ver com questões relacionadas ao trabalho”, explicou Vanessa de Brito, coordenadora do Programa Saúde do Trabalhador.
Durante a oficina foram abordados temas como: a situação do câncer no Brasil e no estado do Rio de Janeiro; câncer relacionado ao trabalho e ao ambiente; exposição a agentes cancerígenos ocupacionais/ambientais; câncer relacionado a agrotóxico, benzeno, mineração e amianto; notificações no Sinan e recordatório ocupacional; e câncer prioritário e fluxos de notificação, com experiências em outros municípios.
“Na maioria das vezes, tratamos o câncer como uma doença multifatorial, mas acabamos não relacionando ao trabalho. Então, hoje o papel do INCA foi capacitar a gente para poder tratar dessa forma e ver o trabalhador de um jeito diferenciado, para que nós consigamos mover ações para que isso possa ser prevenido”, finalizou a coordenadora.