SEIS FAMÍLIAS MAGEENSES SÃO HABILITADAS PELO SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA

Famílias agora podem acolher em suas casas crianças e adolescentes socialmente vulneráveis

Na tarde da última quinta-feira (2), a Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, encerrou a capacitação das famílias que se inscreveram no Serviço de Família Acolhedora, programa que permite que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade recebam acolhimento familiar em um ambiente de proteção e afeto. Seis famílias receberam o certificado de Família Acolhedora e já estão aptas para o realizar o acolhimento temporário.

“Primeiramente, é válido ressaltar que esse programa já existia através de Lei aqui em Magé, mas nunca havia sido tirado do papel, e esse governo, através de toda articulação com a rede atendimento à criança e ao adolescente, colocou em prática. Hoje são seis famílias capacitadas para receber crianças e adolescentes em suas casas, para que eles não percam o vínculo familiar e sejam acolhidos com amor e carinho até serem adotados ou retornarem a suas famílias de origem”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.

Desde o chamamento público, a Secretaria de Assistência Social realizou a capacitação das famílias inscritas juntamente com o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário, além de avaliação socioeconômica e de idoneidade para que as crianças e adolescentes que forem encaminhados ao SFA não sejam colocados em risco.

A primeira-dama Lara Torres, madrinha dos projetos assistenciais, participou da certificação e ressaltou a importância do serviço. “O importante é que o governo está sempre tentando resgatar esse vínculo familiar para a criança e o adolescente. Então, o Família Acolhedora vem para fazer jus a essa busca incessante para reinserir essas crianças no convívio familiar. É muito importante, são seis famílias capacitadas e agora essas crianças vão começar a ter um lar e uma referência de família”, disse.

A Cátia Moraes e seu marido Marcos são uma das famílias habilitadas e se emocionaram ao receber o certificado. “Eu escolhi participar desse programa porque eu já acolhi outras pessoas na minha família e quando eu vi que esse projeto estava sendo implantado em Magé meus filhos me incentivaram a participar. Eu fico até emocionada, porque vamos poder ajudar essas crianças a ter uma família e um futuro”, contou ela.