Os 21 dias de ativismo continuam na cidade! A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos com a Secretaria Estadual da Mulher, promoveu uma mesa de debates e palestras para a abordagem do tema ‘Fim da violência contra a mulher’, na última quinta-feira (5), na Casa dos Conselhos.
Cerca de 60 profissionais do governo e órgãos de defesa à mulher estiveram presentes na reunião, além da sociedade civil, da Patrulha Maria da Penha e do 34º Batalhão.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, enfatizou a importância do encontro.
“Desde o dia 20 de novembro até o dia 10 de dezembro, vários países do mundo inteiro estão promovendo os dias de ativismo. E Magé não poderia ficar de fora dessa luta tão importante e necessária. Nós precisamos enfatizar a temática para que a gente crie políticas públicas para que essas mulheres sejam empoderadas e consigam ter acesso aos órgãos competentes”, contou.
Durante a tarde, a secretária estadual da Mulher, Sueli Ferreira, realizou uma palestra sobre a violência contra a mulher.
“Nós mulheres, nós não temos como fazer nada sozinha. É super importante a articulação de rede do município, do estado, ou seja, uma estendendo as mãos para as outras. E isso só acontece com o trabalho intenso da rede dentro da cidade. Então, é preciso da união de todo poder público para que as mulheres consigam enfrentar a violência existente”, declarou a secretária Estadual da Mulher, Sueli Ferreira.
A mesa de debates contou com a presença da coordenadora do Ceam, Karoliny Senna; a coordenadora de Políticas Públicas para a mulher, Verônica Maia ; o representante da secretaria de Segurança e Ordem Pública, Mamede; o coordenador do programa Ser Homem, Leandro Driusso e a representante o Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres, Vilma Neves.
Desde a inauguração, o Ceam já realizou mais de 2 mil atendimentos. E até o momento, a unidade tem mais de 800 mulheres referenciadas.
“Nós atendemos mulheres de todas as idades, mas a grande maioria sendo entre 30 e 49 anos, e a maior porcentagem vítimas de companheiros ou ex-companheiros. Esperamos diminuir os números, mas enxergamos o quanto as mulheres da cidade precisavam desse serviço.É um marco importante a instalação do Ceam em Magé”, afirmou a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mageense, Karoliny Senna.
Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência em Magé:
Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mageense (Ceam)
Rua Mário de Brito, 119, em Piabetá
Tel.: 97872-7098
Patrulha Maria da Penha / Guardiões da Vida / 34 BPM
Whatsapp 99205-8349
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher
Tel.: 2633-3125
Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher de Magé
Whatsapp 95909-0157
65° Delegacia de Polícia – Magé
Tel.: 2633-4415 / 4147
66° Delegacia de Polícia – Vila Inhomirim
Tel.: 3399-5266
Ministério Público – Piabetá
Tel.: 3655-7859
Fórum Piabetá
Avenida Santos Dumont , s/n, Parque Santana
Tel.: 3655-7859
Fórum Magé
Rua Dr. Domingos Belizze, 178, Centro
Tel.: 3725-6000
Fotos: Gilson da Costa Junior