AGRICULTURA DE MAGÉ GANHA REFORÇO COM TRATORES E UTILITÁRIOS PARA ATENDER OS PRODUTORES RURAIS

Com mais de mil agricultores registrados na cidade, a Prefeitura Municipal de Magé, através da Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa Animal, investiu em dois novos tratores e quatro carros utilitários para auxiliar na produção rural. O maquinário servirá para as ações de assistência técnica agropecuária na preparação do solo, proporcionando uma redução de custos, visto que, em média, os serviços de tratores particulares custam R$130 reais por hora. Já os carros servirão para transporte da colheita e para o programa do Disque-Abelha, que já atendeu mais de 160 pessoas no último ano.

“Nós trabalhamos com rotatividade de lavoura, então o maquinário é importante para acelerar o processo. Não podemos esperar tanto para arar o solo. Às vezes o período de plantio atrasa porque não temos o equipamento necessário, mas hoje conseguimos esses dois tratores que facilitarão nossa vida. Fica difícil para o produtor rural fazer uma lavoura e vender barato porque a mão de obra é muito cara”, afirmou o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Município de Magé, Jocimar de Carvalho.

No evento foi realizado o lançamento do Cadastro do Produtor Rural Mageense com o objetivo de levantar dados com perfil do produtor e da propriedade para criação de políticas públicas de acordo com a necessidades da região. No primeiro momento, o cadastro dá acesso aos cursos de apicultura básica e, em março, estarão abertas as inscrições para os cursos de tratorista, manutenção de trator, roçador, apicultura básica e mais outros 30 que serão ministrados no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sm Melhoradas (CEPAM).

O Cadastro pode ser feito on-line através do site da Prefeitura de Magé (https://mage.rj.gov.br/destaque/cadastro-do-produtor-rural-mageense/) ou presencialmente no CEPAM, na Secretaria de Agricultura Sustentável, localiza na Av. Simão da Motta, Vila Esperança, Magé.

“Agora nós temos cinco tratores e não temos profissionais qualificados pra manusear. Por isso estamos trazendo curso para o CEPAM. São eles que geram renda e botam comida na nossa mesa”, disse o secretário de Agricultura e Defesa Animal, Arthur Cozzolino.

As atividades agrícolas da região são relacionadas a produção orgânica e agroflorestal em núcleos familiares. Há 20 anos Magé não recebia apoio estrutural na agricultura, segundo o Deputado Estadual, Vinicius Cozzolino.

“Vou lutar no Governo do Estado para conseguir uma patrulha mecanizada para Magé. Esses trator e o cadastro marcam uma nova era na agricultura. Quando fui secretário, nós preparamos a compra dos tratores e hoje conseguimos fazer essa entrega”, detalhou o deputado mageense.

O prefeito Renato Cozzolino afirmou que os caminhões e a escavadeira já estão no processo de licitação e irão facilitar a manutenção das estradas vicinais.

“Nós vamos dar a devida atenção para essas pessoas que são os verdadeiros trabalhadores da região. Lembrando que o município de Magé tem um enorme potencial agrícola e pode ser através dele m
que geraremos mais emprego para aquecer a economia”, disse o Prefeito.

Estiveram presentes no evento os Secretários de Meio Ambiente, Silvio Furtado; de Segurança e Ordem Pública, Antônio Lopes; Governo, Vinicius Bastos; de Habitação e Urbanismo, Marcus Vinicius Pencai; Defesa Civil, José Amaral; e de Trabalho e Renda Fernando Cozzolino.