Distribuir leite às famílias carentes e idosos nos USFs, processar e fazer iogurte para os alunos da rede municipal através da compra da produção rural pela Prefeitura de Magé. A iniciativa denominada de “Leve Leite” é um dos vários projetos a serem implantados pela Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o município tem cerca de 900 agricultores familiares e 200 pecuaristas (corte e leite) distribuídos em pequenas, médias e grandes propriedades, principalmente no 3º Distrito (Rio do Ouro).
Segundo o secretário de André Castilho Costa, é preciso retomar uma política pública agrícola no município de forma urgente.
“Com tantos problemas acumulados nos 10 últimos anos, como falta de dragagem dos rios e canais e estradas em péssimas condições, precisamos e vamos colocar em prática iniciativas que visam retomar o crescimento do setor na cidade e beneficiar a população”, destacou o se secretário.
Alguns outros projetos no planejamento da Secretaria são:
– Implantar o programa “Meu talonário fiscal” para os pequenos agricultores saírem da informalidade e aumentar a arrecadação municipal;
– Viabilizar pesquisa de análise do solo e da água junto à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro);
– Colocar estufa para funcionar no Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia (Cepta), em Cachoeira Grande;
– Retomar programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e levar para um centro de recuperação para destinação adequada;
– Comprar alimentos produzidos pelos agricultores familiares para a merenda, dentro do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
– Parceria com os municípios de Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Itaboraí para montar um abatedouro bovino coletivo;
– Dar assistência aos pescadores artesanais através da instalação de câmaras frigoríficas nas praias e montar fábrica de gelo, cuja administração e manutenção ficarão a cargo dos próprios trabalhadores.
PARCERIA COM O ESTADO – Na última sexta-feira, o prefeito Renato Cozzolino recebeu, em seu gabinete, o secretário estadual Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, para viabilizar algumas demandas listadas acima em parceria. Participaram ainda do encontro o secretário André Castilho, equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Magé e o supervisor local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Edison Cruz.