COLÔNIA DE PESCADORES EM MAUÁ RECEBE AÇÃO “SAÚDE NO SEU BAIRRO”

A colônia de pescadores do município não ficou de fora da ação ‘Saúde no seu Bairro’! Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de Magé através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) promoveu o evento no bairro de Olaria, localizada em Mauá.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Cassandra Soares declarou a importância do cuidado com a saúde.

“Nós sabemos que os pescadores trabalham muito com horários diversificados, ou seja, não tem horários regulares para refeições. Então, nesse evento, nós vamos adequar as orientações ao estilo de vida em função da atividade laborativa deles. Hoje, os exames e encaminhamentos que forem solicitados pelas avaliações dos profissionais serão direcionados para a secretaria de saúde, para que os agendamentos retornem para as unidades de saúde de referência”, explicou.

A FEPERJ é uma entidade federativa de âmbito estadual, que congrega as 26 Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, sendo uma colônia localizada em Mauá.

De acordo com a diretora do FEPERJ, Elaine Cristina Barroso, a parceria com a prefeitura gerou inúmeros benefícios para a colônia de pescadores.

“A prefeitura tem sido muito parceira. E de fato, se não fosse a prefeitura o projeto e essas ações não aconteceriam. Nós já conseguimos identificar e verificar pescadores com problemas de saúde, como por exemplo hipertensão e diabetes, e logo são encaminhados para as unidades de saúde”, afirmou.

Ao todo, 100 pescadores e 50 familiares estiveram presentes para realizar os exames e serviços disponibilizados.

Os pescadores receberam atendimentos com clínicos e enfermeiros. Na ação, os moradores puderam aferir a pressão arterial e glicose. Além de fazer avaliação nutricional, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais. O evento ofereceu atendimento para a solicitação de exames, como mamografia, preventivo, e avaliação de Anemia Falciforme.

Os moradores também tiveram acesso aos serviços de planejamento familiar com medicamentos, preservativos, orientações sobre laqueadura e vasectomia. Além do agendamento e encaminhamento para fisioterapia.

“Essa ações para nós pescadores é de suma importância porque devido as nossas atividades pesqueiras, nós não temos tanto tempo para procurar a unidade de saúde. E dessa forma, nós sofremos as consequências por não buscar pelos serviços oferecidos”, declarou o pescador, Hélio Carvalho.

“Foi muito importante essa ação para mim, porque tem mais de cinco anos que não realizo um exame. E hoje, descobri várias informações sobre a minha saúde”, disse o pescador, Luiz Roberto de Oliveira.

Fotos: Gilson da Costa Jr