ENCONTRO DA COMUNIDADE E DEFESA CIVIL CRIA NUPDEC EM RAIZ DA SERRA PARA PROTEÇÃO COMUNITÁRIA

No sábado (25), a Associação de Moradores de Raiz da Serra realizou um encontro com a Defesa Civil para a criação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (NUPDEC). Este projeto pioneiro busca estabelecer uma conexão mais efetiva entre a Defesa Civil e a comunidade local.

O NUPDEC é composto por cidadãos da comunidade que, por intermédio do trabalho voluntário e solidário, atuam em ações preventivas em áreas de risco e orientam, bem como prestam socorro imediato em situações de calamidades e emergências. A iniciativa conta com um sistema de 10 blocos de sirenes e 14 pluviômetros distribuídos pelos distritos que estão em áreas de risco.

A reunião teve como objetivo preparar a comunidade para uma resposta mais rápida e eficiente durante o período de chuvas. Os pluviômetros instalados em todos os distritos em áreas de risco fornecem informações cruciais sobre a quantidade de reclamação, permitindo que as equipes do NUPDEC ajam de maneira mais proativa na prevenção de desastres e auxílio à população.

“A criação do NUPDEC em Raiz da Serra é um passo significativo em nossa busca por um futuro mais resiliente para todos. Este projeto é uma evidência de nosso compromisso em investir na proteção e bem-estar de nossos cidadãos, ao mesmo tempo em que incentivamos a participação ativa da comunidade na gestão dos riscos climáticos”, enfatiza o prefeito Renato Cozzolino.

Além disso, a criação do NUPDEC fornecerá um canal de comunicação mais direto entre a Defesa Civil e a comunidade de Raiz da Serra, permitindo uma troca de informações mais rápida e eficiente em situações de emergência. A colaboração entre os moradores e a Defesa Civil também contribuirá para a conscientização sobre a importância da prevenção e da redução de riscos, além de promover uma cultura de solidariedade e apoio mútuo entre os membros da comunidade.

“O projeto NUPDEC é uma iniciativa inovadora que busca estreitar laços entre a Defesa Civil e a comunidade local, garantindo uma resposta mais efetiva em situações de emergência e prevenção em áreas de alto risco”, aponta o secretário de Proteção e Defesa Civil, José Amaral.

Com o estabelecimento do NUPDEC, a Associação de Moradores de Raiz da Serra e a Defesa Civil esperam não só melhorar a segurança e o bem-estar dos cidadãos locais, mas criar também um modelo que possa ser replicado em outras áreas fortes, colaborando para a construção de um futuro mais seguro e resiliente para todos.