ENCONTRO EM MAGÉ DEBATE ESTRATÉGIAS PARA INVESTIMENTO NO SETOR CULTURAL COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Magé realizou, neste sábado (27), o encontro entre autoridades e agentes culturais para dialogar sobre a organização do plano de trabalho da Lei Paulo Gustavo. No total, aproximadamente R$ 3,4 milhões serão destinados ao município para investimentos no setor cultural.

O evento aconteceu na Casa Festa, em Magé, e contou com a presença de integrantes do governo municipal e federal. O prefeito Renato Cozzolino destacou a importância que sua gestão tem dado para o setor cultural do município.

“Nós temos dado muita atenção à cultura da cidade desde o início da minha gestão. Agora, com o aporte do governo federal, tenho certeza que vamos conseguir incentivar ainda mais a produção cultural dentro do município, valorizando os artistas locais. Vamos criar o conselho de cultura, que é uma novidade, além de usar a Fundação de Cultura para ser um órgão captador de recursos. Tenho absoluta certeza que, com a união dos poderes, seja aqui no município, estado ou federal, Magé só tem a crescer”, afirma o prefeito Renato Cozzolino.

As reuniões sobre a Lei Paulo Gustavo serão na segunda-feira (29), em Magé, na Flexeiras (1° distrito). Na terça-feira (30), a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos irá a Santo Aleixo, no Britador. Suruí receberá uma visita na quarta-feira (31). Quinta-feira (1) será em Pau Grande e sexta-feira em Mauá. No sábado (3), a consulta online está marcada.

“A fase de escuta é obrigatória quando se está preparando o edital. Nós nos antecipamos e estamos ouvindo os agentes culturais ainda na fase de elaboração e entrega do plano de trabalho. A partir da semana que vem, todos os dias da semana, a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos estará em um distrito da cidade”, disse o secretário da pasta, Bruno Lourenço.

A vice-prefeita Jamille Cozzolino destacou que “Magé é uma das primeiras cidades do estado a receber a visita de representantes do governo federal e isso nos traz muita satisfação. Tenho o entendimento que fazer arte e cultura não é fácil, mas o nosso governo está presente e oferece todo o suporte necessário para os nossos artistas”.

No contexto da Lei Paulo Gustavo, esse ciclo de oitivas serve como plataforma para o diálogo entre artistas, gestores culturais, representantes governamentais e cidadãos que compartilham interesses na cultura. São fóruns de discussão sobre as oportunidades, desafios e impactos desta lei para a cena cultural local e nacional.

“Magé é uma cidade rica em patrimônio histórico, tanto material quanto imaterial. Esse é o aspecto que a destaca para aqueles que não são daqui. Acredito que devemos fornecer a oportunidade de que o país inteiro possa conhecer as riquezas culturais que estão presentes aqui. O governo federal e o município terão uma linha de diálogo permanente”, afirmou Roberta Martins, secretária Nacional dos Comitês de Cultura, representando o Ministério da Cultura.

O evento contou ainda com a presença da coordenadora geral do Sistema Nacional de Cultura, Micaela Zerafino e o representante do Legislativo, Álvaro Alencar.