INAUGURAÇÃO DO SER HOMEM: UM NOVO CAPÍTULO NA RESPONSABILIZAÇÃO DOS HOMENS AGRESSORES

Na última quinta-feira (20), Magé inaugurou o Serviço Especializado de Responsabilização do Homem Agressor – SER Homem. O espaço receberá homens agressores encaminhados judicialmente, como parte da pena, para um grupo reflexivo visando a reavaliação da mentalidade e postura em busca de um novo comportamento perante a sociedade.

“Está sempre foi uma pauta que priorizamos dentro do nosso governo. Precisamos tratar a ferida do problema; não adianta apenas dar suporte para as mulheres sem resolver a raiz do problema. O SER Homem é isso! Conta com psicólogos, assistentes sociais e grupos reflexivos para ressocializar alguns homens e oferecer uma nova oportunidade a essas pessoas”, disse o prefeito Renato Cozzolino.

Magé tornou-se o segundo município a adotar o serviço como política pública de enfrentamento à violência doméstica, atendendo ao inciso V do artigo 35 da Lei Maria da Penha. Cada homem encaminhado deve participar de oito encontros como parte das penalidades do processo ao qual responde.

“É um programa de reeducação emocional. Temos esse programa na Secretaria de Estado e fico muito feliz que o município de Magé esteja caminhando na direção certa”, disse a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar.

O SER Homem contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo psicólogos, assistentes sociais, advogados e facilitadores de grupos de apoio. A inauguração do SER Homem representa um avanço significativo na luta contra a violência doméstica, com o compromisso contínuo das autoridades e o apoio ativo da comunidade.

“Esse serviço já funciona no município há um ano e, hoje, ganhamos esse espaço para que o serviço funcione de forma mais digna, tanto para a equipe técnica quanto para quem for atendido”, conta a secretária de Assistência Social, Flavia Gomes.