INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 1ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MAGÉ

Magé celebrará a rica cultura pertencente no município. E para isso, a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos realizará a 1ª Jornada do Patrimônio Cultural de Magé, entre os dias 15 e 19 de agosto, de 9h às 12h, no Colégio Estadual de Magé.

A semana de comemoração será recheada de palestras e atividades imersivas, com o objetivo de promover a educação patrimonial, disseminação de saberes e valorização da identidade e diversidade mageense. E para participar, basta preencher o formulário de inscrição no site da Prefeitura (https://mage.rj.gov.br).

Patrimônio Cultural é o termo utilizado para se referir aos bens de natureza material e imaterial de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Além de representar as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, os saberes e as celebrações, as obras, objetos, arquivos, documentos, edificações, parques, e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.

O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço celebrou as ações que acontecerão na cidade.

“A semana será de grande importância para valorizarmos ainda mais a nossa cultura e os fazedores de cultura do nosso município. É uma oportunidade de apoiar, dar visibilidade e criar conexões no cenário cultural. Tenho certeza que o público vai adorar o que estamos preparando”, afirmou.

Confira o calendário da semana:

15 de agosto (terça-feira)
09:30h – Cerimônia de abertura com apresentação do Chorinho de Magé

10h – Roda de Conversa ”Povos originários – História da ocupação de Magé e Baixada”
Participantes: Nielson Bezerra (Museu Vivo do São Bento), Luiz Rufino (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) e Marlucia Santos (Museu Vivo do São Bento).

14h – Lançamento da exposição “A independência cabocla – As periferias e o bicentenário”. Curadoria de Nielson Bezerra e Andrea Mendes.

16 de agosto (quarta-feira)
09:30h – Roda de Conversa ” “O que é patrimônio cultural – diversidade cultural e identidade mageense”
Participantes: representante do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Eric Gallo (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), Roberta Santos (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Magé), Padre Leonardo (Paróquia Nossa Senhora da Piedade).

11h – Oficina de puxada de rede. Organização: Associação de Capoeira Berimbau de Ouro.

17 de agosto (quinta-feira)
09:30h – Roda de Conversa “Patrimônio natural – áreas de preservação ambiental, riquezas naturais de Magé”
Participantes: Phillipe Moreira (Quilombo de Bongaba), Carlito Lopes (História de Magé), Representante do Parque Natural Municipal Barão de Mauá (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e Josilda Moura (Fundação de Cultura e Turismo de Magé)

11h – Aquário/terrário de carangueijos. Organizador: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Magé
11:30h – Exposição fotográfica “Entre sambas e paisagens: Magé linda Magé!”. Organizador: Marcos André

18 de agosto (sexta-feira)

09:30h – Roda de Conversa “Turismo em Magé – potencial turístico e experiências de base comunitária”
Participantes: Virgínia Riguete (Subsecretária de Turismo de Magé), Andressa Dutra (PEA-BG), Alaildo Malafaia (Cooperativa Manguezal Fluminense) e Valdirene Couto (Quilombo do Feital).

11h – Apresentação de óculos 3D com pontos turísticos da cidade. Organizador: Subsecretaria de Turismo de Magé