Os idosos residentes do Instituto de Permanência de Idosos (ILPI) recebem acolhimento, cuidado, amor e afeto diariamente. E como parte do projeto Junho Violeta, no último domingo (2) os idosos receberam a visita de ciclistas do grupo Abutres do Pedal.
A iniciativa que ocorreu com o grupo está aberta para toda a população.
Como parte do projeto Junho Violeta, campanha temática que tem a missão conscientizar sobre o combate a violência praticada contra os idosos, o ILPI está promovendo o projeto de
‘Apadrinhamento Afetivo’, que visa garantir o direito à convivência comunitária às pessoas idosas, acolhidas institucionalmente.
“Vale fazer uma atividade musical, uma conversa, jogar um baralho. Não tem a ver com financeiro, é abrir o coração para acolher um dos nossos idosos institucionalizados que podem estabelecer novas relações de afeto, além do que recebem da equipe do nosso Instituto”, apela a diretora da Unidade, Maria do Carmo Barbosa.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, “o padrinho ou madrinha atua como um prestador de serviço voluntário e vai desenvolver com seu afilhado um contato por meio de visitas, passeios, atividades lúdicas e conversas. Os interessados podem fazer contato diretamente com nossa Secretaria pelo telefone (21)2317-0213 ou e-mail social@mage.rj.gov.br”, explica.
Saiba como apadrinhar:
Ter disponibilidade para participar da vida do (a) afilhado (a) (visitas a instituição, etc.);
Ter mais de 21 anos;
Apresentar toda a documentação exigida;
Consentir visitas técnica na sua residência;
Respeitar as regras e normas colocadas pela ILPI.