JUSTIÇA ITINERANTE CHEGA A MAGÉ

O programa Justiça Itinerante chegou ao Ciep 127 Frei Acursio Aloisio Gonzaga Bolwer, localizado no bairro Maurimarcia, neste sábado (30). Houve grande adesão de moradores; as filas deram volta no quarteirão para acessar os serviços gratuitos oferecidos pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). O evento contou com a participação da Secretaria de Assistência Social de Magé, Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Detran, Procon-RJ, Defensoria Pública e Fundação Leão XIII.

“Estamos realizando uma ação precursora aqui em Magé. Viemos com a equipe do Tribunal de Justiça, serviços de cartório, juízes e promotores para verificar quais são as necessidades porque, na verdade, queremos, logo a seguir, instalar uma Justiça Itinerante fixa aqui em Magé, para que todas as semanas um ônibus esteja disponível para atender a uma série de demandas da comunidade”, disse a coordenadora do programa, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

Durante a atividade, a população pôde solicitar emissão de título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, quitação de multas por ausência às urnas e obtenção de certificados. Também foi possível solicitar uma segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outros serviços, por meio dos diversos órgãos participantes.

“São várias secretarias envolvidas: Saúde, Esporte, Educação. Diversos setores estão trabalhando para a garantia de direitos, de modo que as pessoas que não têm documentação básica podem obtê-la. Hoje estamos promovendo esse grande evento de cidadania para a população mageense “, afirmou a secretária Flávia Gomes.

A ação perdurará até o final deste ano, com a previsão de que mais de 800 atendimentos do programa sejam agendados em todo o estado.

“O serviço é maravilhoso e é perto de casa. Gostaria que acontecesse sempre”, conta a dona de casa Marileide Genuino Matias.