MAGÉ APRESENTA AÇÕES DE COMBATE À TUBERCULOSE EM REUNIÃO INTERSETORIAL DO SUS E SUAS

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) organizou o Encontro SUS e SUAS sobre Enfrentamento à Tuberculose em Magé, que contou com a participação de 50 profissionais, incluindo coordenadores e técnicos.

O objetivo do evento foi promover uma discussão intersetorial entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre como o contexto social das pessoas mais afetadas pode influenciar a disseminação da doença na cidade.

Magé está entre os 16 municípios do estado do Rio de Janeiro que concentram 86% dos casos de tuberculose, de acordo com o Projeto de Fortalecimento e Eliminação da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro.

O município registrou 261 casos da doença no ano passado, incluindo 185 novos casos e uma taxa de abandono de tratamento de 5%, que é maior do que o esperado. O Rio é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença.

“A palestra teve o objetivo de discutir os riscos da tuberculose no contexto social, parte na qual realizamos o atendimento. Foi muito importante dialogar sobre a prevenção, o tratamento, o cuidado necessário e os direitos que essa população mais vulnerável tem, para que possamos agir de forma assertiva e possamos reverter esse quadro com brevidade”, disse Flávia Gomes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Fotos: Romulo Barbosa