MAGÉ CELEBRA SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL

A programação será repleta de palestras, música e cultura

Magé segue promovendo ações voltadas a representação cultural no município. E para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos realizará a 1ª Semana da Diversidade Cultural, nos dias 15,16 e 17 de maio, na Faetec Magé.

A programação especial será repleta de rodas de conversas, palestras e intervenções musicais e culturais que visam promover a valorização, e o reconhecimento da diversidade cultural local.

O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, declarou sobre a importância do evento.
“A Semana da Diversidade Cultural tem como objetivo principal proporcionar momentos de intercâmbio entre as diversas manifestações culturais presentes em nossa região. Acreditamos que essa iniciativa será uma oportunidade única para que todos possam conhecer e apreciar a riqueza das diferentes culturas que coexistem em nosso município”, afirmou.

Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição no formulário no final do texto.

Programação:
15 de maio
18h30 – Palestra: Diversidade Cultural para o diálogo, desenvolvimento e inclusão. Palestrante: Carmen Luzia (CaLu)
19h30 – Intervenção Cultural com artistas: Letícia Soares e Elizabeth Justino + Coffee Break

16 de maio
9h15 – 10h20 – Palestra: As Comunidades Tradicionais e a Formação Territorial Mageense.
Roda de Conversa: Pescadores Artesanais. Palestrante e mediadora: Andressa Dutra.
Roda de Conversa: Rafael Santos, Lucimar Machado e Maria Marli do Nascimento.
10h30 – 11h20 – Palestra: Protagonismo dos Povos Indígenas do Recôncavo da Guanabara. Palestrantes: Nielson Bezerra e Marlucia Santos de Souza.
11h30 – 12h20 – Roda de Conversa: As comunidades Quilombolas Mageenses. Mediadora e representante da ACQUILERJ: Bia Nunes.
Representantes: Iasmine e Rafaela – Quilombo Maria Conga; Valdirene – Quilombo Feitale Pai Paulo – Quilombo Quilombá.
13h30 – 14h20 – Palestra: O racismo estrutural e religioso contra os povos de terreiro. Palestrante: Maria Cecília.
14h30 – 15h20 – Palestra: Gênero e Diversidade. Palestrante: Wallace Lino.
15h20 – 16h30 – Palestra: Territorialidade e Diversidade Cultural. Palestrante: Daniel Athias de Almeida.
16h30 – 17h30 – Coffee Break e Intervenção musical.

17 de maio
9h30 – 11h – Consulta pública: Diálogo entre os representantes do poder público e fazedores de cultura mageenses. Roda de conversa entre a subsecretaria de Cultura e fazedores de cultura.
11h – Intervenção Cultural + Coffee Break. Mostra Cultural: Batuque D’Morro.