O Centro de Imunização Municipal de Magé (CIMM) recebeu nesta terça (19), o primeiro lote com 2.645 doses da vacina contra a Covid-19, chegaram com escolta dos policiais do 34º BPM e apoio da Guarda Municipal.
O prefeito Renato Cozzolino recebeu o material e acompanhou a vacinação da técnica de enfermagem Sandra Janes, de 51 anos, primeira mageense imunizada. Ela trabalha há 10 anos do Hospital de Magé como técnica, onde começou como faxineira em 1994, e representou os profissionais da Rede de Urgência e Emergência que são o primeiro grupo da campanha.
“Não tenho nem palavras para tanta emoção. Me sinto assim, lisonjeada e grata. Só isso que eu tenho para falar. Estou agradecida por essa vacina estar chegando aqui. Perdemos muitos colegas, perdemos familiares e graças à Deus a vacina chegou. Pra mim é uma emoção muito grande. Dá até vontade de chorar. Porque…Como o prefeito falou… eu comecei aqui eu tinha terceira série e o hospital de Magé de 1994 me deu a oportunidade de trabalhar e de crescimento, entendeu?! Então, hoje eu sou técnica graças ao hospital e os pacientes que eu peguei amor. Então eu voltei pra escola, fiz o técnico e hoje eu estou aqui”, disse a técnica Sandra Janes.
Mudança de estratégia
Magé está seguindo as orientações recebidas da Secretaria Estadual de Saúde para a execução da vacinação contra a Covid-19. Mas a quantidade destinada ao município pela Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) foi abaixo do esperado – 2.645 doses – e a logística de imunização foi ajustada.
“Começamos amanhã com a vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente, depois dos idosos institucionalizados. Vamos atuar por etapas seguindo as orientações do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde”, descreveu o coordenador da Vigilância em Saúde, Daniel da Paz.
A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um Plano de Imunização que inicia a 1ª fase nesta quarta-feira (20), às 8h, com a vacinação dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente da Rede de Urgência e Emergência de Magé. No dia 26 de janeiro, começa a etapa de vacinação dos idosos que vivem em asilos e afins.
“Sabemos da importância da vacinação nessa pandemia, pela grande responsabilidade de seguir os protocolos e gerir as vacinas que vamos receber. Aguardamos a confirmação pelo Estado para informar com certeza o que temos: são 2.645 doses na primeira fase de vacinação para os grupos prioritários. Estamos trabalhando para atender à população, mas dependemos que todo compreendam que, nesse momento, somos abastecidos pelo Estado”, esclarece o prefeito Renato Cozzolino.
Fotos: Alvaro Carvalho