PREFEITURA VIABILIZA COMPRA 29.600 MUDAS DE PALMITO PUPUNHA PARA 26 PRODUTORES RURAIS

A cidade possui 300.000 pés de palmito pupunha plantados

Magé é a terceira cidade com maior produção de palmito pupunha no Estado do Rio de Janeiro, e a primeira na Região Metropolitana! O município possui um total de 300.000 pés de palmito pupunha plantados.

E para que as produções avancem cada vez mais, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, viabilizou em conjunto com o escritório local da Emater,  a compra coletiva de 29.600 mudas de palmito para 26 produtores rurais locais e das cidades adjacentes, na manhã da última sexta-feira (24).

“Essa ação é uma maneira fomentar a agricultura do município. Hoje, nós somos o terceiro do Estado, mas seguiremos trabalhando muito para que Magé se torne o primeiro de todo o Rio de Janeiro”, afirmou a vice-prefeita Jamille Cozzolino.

O secretário de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, Arthur Cozzolino, declarou a importância da parceria com os agricultores.

“O município detém de muitos pequenos agricultores, e essa parceria permite que eles consigam comprar as mudas e sementes de qualidade com os melhores preços. Seguiremos avançando para transformar os pequenos agricultores em um grande agricultor”, afirmou.

A ação é uma conquista da parceria entre a EMATER Rio juntamente com a Prefeitura de Magé.

“Hoje, essas mudas estão chegando no município por apenas R$ 2,00. E através desse valor, nós beneficiamos produtores mageenses e de outros locais também. A Prefeitura também fornece o caminhão para trazer calcário e adubo para as plantações, ou seja, uma cadeia para o desenvolvimento rural de Magé e para o bem-estar das famílias dos produtores rurais”, contou o extensionista da EMATER Rio, Edison Rodrigues.

O produtor rural Oscar Gangorra é proprietário de seis hectares, o equivalente a 10.000 metros quadrados. Como também, Oscar possui uma plantação 30.000 palmitos pupunha. Com a parceria, o produtor ficou com 10.000 mudas.

“Essa parceria nos ajuda muito porque as mudas são mais baratas, em outros locais eles cobram o triplo e com a prefeitura eu pago dois reais. É a união que faz a força e assim vamos crescendo”, afirmou o produtor.

O produtor Alexandre Ramos, morador de Xerém, comprou 111 mudas.

“A Prefeitura de Magé é a única que faz esse tipo de serviço, ou seja, atende tantos pequenos quantos grandes produtores. Porque a maioria dos pequenos produtores não têm acesso, e dessa forma conseguem adquirir o produto com o preço compatível com que eles podem produzir”, declarou o produtor.

Fotos: Gilson Costa Jr