MAGÉ PROMOVE EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Vinte e dois de março é considerado Dia Mundial da Água e, neste ano de 2023, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (ONU) foi “seja a mudança que você quer no mundo”. Para marcar a data, a Prefeitura de Municipal, através da Secretaria de Saúde e Agricultura Familiar e Proteção Animal, realizou um evento no calçadão de Magé para alertar a população sobre os cuidados e serviços hídricos oferecidos na cidade.

“A água é a base da vida, e na secretaria de Agricultura nós trabalhamos diretamente com as plantas e somos dependentes dela o tempo todo. Nós também somos os responsáveis pelo maior uso de água, em porcentagem, então nós temos que ser cada vez mais racionais e responsáveis,” conta a engenheira agrônoma, Melissa Porto.

O projeto Vigiagua foi o foco do evento. Neste programa, a vigilância sanitária tem como objetivo analisar e monitorar a qualidade das águas do município, além de auxiliar no tratamento de poços e minas.

“Fazemos coletas semanais e 32 coletas mensais. Toda água que é coletada é levada para o laboratório de referência do Estado. Depois o resultado será entregue ao morador. Caso a água não esteja de acordo, indicamos o procedimento que ela deve ter”, explica Elizabeth Mara.

A Secretaria de Saúde fica na Rua Papa Pio XII, 35, no centro de Magé. O atendimento funciona das 9h às 17h.