MAGÉ REALIZA A 13° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O tema deste ano foi: A reconstrução do SUAS. O SUAS que temos e o SUAS que queremos

Fotos: Rômulo Barbosa

Após os encontros de preparação, na última sexta-feira (07) aconteceu a 13° Conferência Municipal de Assistência Social no Magé Tênis Clube.

A secretária de Assistência Social, Flávia Gomes, reforçou a mudança de cenário desse setor em Magé.
“Nós sabemos que hoje Magé vive uma realidade muito diferente da que nós encontramos há dois anos e meio atrás. A assistência social de Magé hoje tem caminhado, tem conquistado seu espaço e garantindo aos nossos munícipes todos os direitos sociais que eles precisam”, enfatizou.

A conferência é para todos, com o objetivo de discutir propostas para ampliar e garantir o acesso às políticas da Assistência Social. Participam entre os “Delegados” os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), do equipamentos da Assistência, das entidades, das organizações sociais, um exemplo disso é a Pestalozzi e também para os usuários que são aqueles que fazem uso dos serviços, dos programas, dos atendimentos no CRAS, no CREAS, nas unidades de atendimento, além da parte governamental que são os conselheiros que são representantes das secretarias que fazem parte do conselho que são as secretarias de: Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Fazenda, Esporte, Lazer e Terceira Idade e Habitação e Urbanismo.

“A conferência de assistência social é um momento muito importante, democrático, para a tomada de decisões sobre as políticas públicas de assistência social da nossa cidade”, destacou a vice-prefeita, Jamile Cozzolino, ao falar sobre a importância dessa participação social.

Além disso, a conferência contou também com a eleição de dez delegados que estarão levando as propostas aprovadas para a etapa estadual que será realizada em outubro. Desses delegados escolhidos por votação foram 5 da sociedade civil e 5 da parte do governo.

“Estamos no ano de conferência, nos dias 04,05 e 06 de outubro acontecerá a estadual e em dezembro acontecerá a nacional em Brasília. Estamos reconstruindo o SUAS e refletindo sobre o que construímos e o que ainda precisamos melhorar para qualificar o atendimento para a população dessa política pública”, relatou Marcella Gavinho, Presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro.

E contou com a participação, Erniany Luzia Francisco, representante da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Valdeck Ferreira, Presidente da Câmara, Lucia Helena Santos, representante dos usuários da política de Assistência Social.