MAGÉ REALIZA O 1º FÓRUM AMPLIADO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Magé realizou o 1º Fórum Ampliado Alimentar e Nutricional com objetivo de debater as temáticas relacionadas à segurança alimentar e nutricional com componentes do governo e sociedade civil. O evento ocorreu na sede da Faetec durante a sexta-feira (27.01).

Seis mesas temáticas foram realizadas ao longo do dia: a primeira debateu o direito humano à alimentação adequada e políticas pública. A segunda mesa abordou as políticas públicas de alimentação e nutrição no território. A terceira mesa temática focou no desenvolvimento social e sociedade civil. A quarta rodada de debates falou sobre a alimentação saudável, orgânica e as Pancs (Plantas alimentícias não convencionais). A quinta rodada de debates teve como tema o Plano Nacional de Alimentação Escolar e o Conselho de Alimentação Escolar. Para fechar o evento, a sexta mesa temática abordou a Economia Criativa e Solidária.

A secretária de Saúde, Larissa Storte, falou sobre a importância do evento para a sociedade mageense, pois somou a participação de representantes do poder Legislativo, sociedade civil, das secretarias de Assistência Social, Educação, Agricultura e Trabalho e Renda e do Conselho Municipal de Saúde.

“Hoje tivemos a oportunidade de consolidar a importância de diversos temas para a sociedade como um todo. Falamos sobre o quanto questões que envolvem a alimentação e nutrição fazem a diferença para as pessoas. Foi importante também falarmos sobre a lei que sancionada pelo prefeito Renato Cozzolino, em setembro do ano passado, que cria os componentes do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional do município de Magé”, destacou a secretária. O evento também contou com a participação do vereador Arthur Cozzolino.