MORADORES DE CHÁCARA GRANDE RIO RECEBEM APOIO DA PREFEITURA PARA REGULARIZAÇÃO DE ENERGIA

A Secretaria de Meio Ambiente de Magé realizou uma reunião com moradores do Loteamento Chácara Grande Rio, no bairro Jacaré, no distrito de Suruí, na noite de terça-feira (16.04). O encontro teve como objetivo auxiliar os residentes após uma ação do IBAMA e da Polícia Rodoviária Federal, que resultou no corte de energia de diversas residências.

A operação, realizada em parceria com a ENEL, identificou ligações de energia consideradas clandestinas por se tratar de construções em Área de Proteção Ambiental (APA). No entanto, os moradores alegam que as habitações existem há mais de 30 anos, com o registro do loteamento datando de 1980, enquanto a área só foi declarada APA em 2007.

Para auxiliar os residentes, o governo municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entregou 29 cartas de anuência que permitem aos moradores solicitar o padrão de energia junto à ENEL.

“Nosso objetivo é garantir que os moradores que residem no local há anos não sejam prejudicados”, afirmou Carlos Henrique Lemos, secretário de Meio Ambiente. “Com a carta de anuência, eles podem solicitar a ligação regular de energia à ENEL e ter acesso a esse serviço essencial”, destacou.

“Nos organizamos e solicitamos o auxílio da prefeitura para essa questão, que prontamente nos atendeu. Tem moradores que estão há mais de 15 dias sem luz, tendo que se abrigar na casa de parentes. Com essa carta de anuência, vamos poder finalmente retomar nossas vidas normalmente”, declarou Ezequiel Ventura, morador do Loteamento Chácara Grande Rio.

Os moradores que ainda não solicitaram a carta de anuência podem fazê-lo diretamente na Secretaria de Meio Ambiente. É importante ressaltar que o documento é destinado apenas para residentes, não se aplicando a proprietários de terrenos que não residem no local.

“Para aqueles que possuem terrenos, mas não residem na área, a orientação é buscar a regularização por meio da Justiça”, explicou o secretário.