PANORAMA DA VACINAÇÃO NA CIDADE DE MAGÉ

Foto: Eduardo Campos

A Prefeitura de Magé tem como objetivo manter o esquema vacinal das pessoas em dia para salvaguardar a saúde da população. Por essa razão, o governo do prefeito Renato Cozzolino, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido muito em programas de imunização.

Uma das vacinas mais importantes é a BCG (Bacilo Calmette-Guérin), que exige especial atenção dos pais. Ela é fundamental na prevenção de formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Esta vacina deve ser administrada em crianças logo após o nascimento, para prevenir sérios problemas de saúde futuros.

O governo municipal tem feito campanhas para estimular a vacinação das crianças, que são o público mais sensível a diversas doenças. A vacinação ocorre todas as terças e quintas-feiras no Centro de Imunização, localizado na Rua Getúlio Pereira, ao lado do Hospital Municipal de Magé, das 7h às 11:30. Em Piabetá, a vacina BCG pode ser administrada assim que o bebê nasce.

Além da BCG, as vacinas de rotina também são extremamente importantes. Os seguintes imunizantes também estão disponíveis no Centro de Imunização:

Hepatite B
Rotavírus
VIP/VOP (Poliomielite)
Pentavalente
Pneumocócica 10
Meningocócica C
Meningocócica ACWY
Tríplice Viral
Dupla Viral
Varicela
Hepatite A
DTP, DT, DTPA (Tríplice Bacteriana)
HPV
Febre Amarela
Antirrábica humana

As vacinas para Influenza e Covid-19 continuam sendo aplicadas normalmente em todos os postos de vacinação.