PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO AS FORTES CHUVAS EM MAGÉ

O prefeito de Magé, Renato Cozzolino, decretou Estado de Emergência no sábado pela manhã (23) em resposta ao grande volume de chuvas que caíram no município desde sexta-feira (22). O objetivo do decreto é mobilizar recursos e apoio nos níveis estadual e federal, simplificando em particular o processo para os cidadãos afetados obterem o Cartão Recomeçar, uma iniciativa do governo do estado destinada a ajudar no alívio das consequências de desastres naturais. O estado de emergência tem duração inicial de 90 dias, mas pode ser estendido até 180, caso haja necessidade de mais tempo para a recuperação do município.

O prefeito enfatizou a urgência da situação, dizendo que a declaração de emergência é fundamental para garantir nossa capacidade de atuar com eficácia e prontidão.

“Esse decreto é necessário para que o município possa ter mais agilidade no atendimento à população. Estamos diante de uma situação complicada, com muitos incidentes causados pelas chuvas. Garantir a segurança de todos é o nosso principal foco. Eu mobilizei as equipes da prefeitura, que nesse momento trabalham nas ruas e no acolhimento dos que foram atingidos pelas chuvas, para que possamos restabelecer a situação de normalidade o mais rápido possível”, afirma o prefeito Renato Cozzolino.

Com base em leis municipais e federais, a medida permite ainda diversas ações extraordinárias. Dentre elas, está a solicitação de veículos, equipamentos e pessoal tanto do setor público quanto privado; bem como a dispensa dos procedimentos ordinários de licitação para agilizar contratações e compras necessárias para lidar com a situação.

“Estamos diante de um desafio imenso, mas não mediremos esforços para superá-lo”, afirmou o prefeito, destacando a união e o trabalho incansável das equipes da prefeitura. Desde o início do evento climático, medidas de resposta estão sendo coordenadas pelo Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

O governo municipal dedica atenção especial às áreas mais afetadas pelos estragos das chuvas, especialmente nos 1º e 6º Distritos, onde o risco de deslizamentos e inundações é particularmente alto. Durante o período de chuvas houve transbordamento de alguns rios que cortam a cidade, incluindo o Roncador e o Inhomirim.

Entre os acontecimentos que resultaram na declaração do Estado de Emergência, estão inclusas situações que exigiram ação imediata. As fortes chuvas resultaram em um deslizamento no bairro de Limeira, levando ao seu completo isolamento pela Defesa Civil. Equipes também foram direcionadas para o bairro do Pico, em Santo Aleixo, onde outro deslizamento afetou de forma severa a localidade. A ponte que liga o Centro do primeiro distrito à Praia da Piedade também foi parcialmente interditada, com a presença da guarda municipal no local, devido a preocupações com a segurança estrutural.

É importante ressaltar ainda que, graças ao esforço conjunto e à rápida resposta das equipes de emergência, não houve nenhuma vítima fatal, apesar do grande número de famílias afetadas e acolhidas nos pontos de apoio. A eficácia das medidas preventivas e a adesão da população aos apelos da Defesa Civil apresentaram um resultado positivo.

Para o prefeito Renato Cozzolino, a participação da população que puder ajudar também é fundamental. “Além das medidas emergenciais, contamos com a solidariedade e o apoio da população. Campanhas de arrecadação e voluntariado serão fundamentais para os esforços de recuperação da cidade”, destacou.

Enquanto o município se mobiliza para superar as consequências das chuvas, a população é aconselhada a manter precaução, evitando áreas de risco e seguindo as orientações das autoridades locais. Em caso de emergência, as pessoas devem procurar abrigos seguros e entrar em contato com a Defesa Civil ligando para o número 199, pelo telefone (21) 2317-0215 ou pelo WhatsApp nos números (21) 99332-5170 / (21) 98644-5425.