PREFEITURA DE MAGÉ COMEMORA O DIA MUNDIAL DO ACOLHIMENTO FAMILIAR

As comemorações da data foram acompanhadas de alegria e significado

Foto: Rômulo Barbosa

O Programa Família Acolhedora, que pode ser caracterizado como um trabalho cheio de amor, é um serviço não institucional dedicado a crianças que são retiradas de suas famílias de origem devido a situações de negligência, abuso ou violação de direitos. Esse é um modelo de acolhimento familiar, pois as crianças conseguem manter um vínculo familiar fortalecido. Quando são retiradas da família de origem, elas são direcionadas para uma família acolhedora até que a família original esteja em condições de cuidar da criança novamente.

A criança pode permanecer com a família acolhedora por até 1 ano e 8 meses, recebendo carinho, amor e tudo de que precisa. Antes de acolher a criança, as famílias passam por um processo de treinamento e cada família recebe até dois salários mínimos destinados ao processo de acolhimento.

Na última quarta-feira (31), a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu um evento na praça Nilo Peçanha para comemorar o Dia Mundial do Acolhimento Familiar. Este foi um momento de divulgação para que a cidade fosse impactada sobre o programa e como participar. A secretária de Assistência Social, Flávia Gomes, esteve presente e destacou a importância do evento.

“Estamos realizando este evento hoje não apenas para comemorar, mas também para orientar as pessoas e divulgar o trabalho da Família Acolhedora. Atualmente, temos quatro crianças acolhidas e uma média de seis famílias habilitadas. Cada família recebe o valor de um salário mínimo por criança acolhida, totalmente pago pelo governo. O prefeito Renato Cozzolino sempre incentivou a implementação desse serviço no município”, afirmou a secretária.

As inscrições para as famílias interessadas são gratuitas e realizadas por intermédio do preenchimento de uma ficha de cadastro. É necessário apresentar identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de rendimentos e declaração negativa de habilitação para adoção.

Os requisitos básicos incluem ainda:
Ter mais de 21 anos; ser de qualquer sexo ou estado civil; não ter interesse em adotar; ter a concordância de todos os membros da família; comprovar a residência de todos os membros da família; residir em Magé há, no mínimo, 1 ano; ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção às crianças e adolescentes.

Para outras informações basta entrar em contato pelo número ou e-mail abaixo:
Contato: (21) 2317-0213
E-mail: social@mage.rj.gov.br
Ou ir até à Secretaria de Assistência Social de 09h as 17h, localizada na Av. Simão da Motta, 806, 2º andar no centro de Magé.