PREFEITURA DE MAGÉ INICIA CAMPANHA ANUAL PARA RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Magé, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Defesa dos Animais, deu início à campanha anual de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas. A ação visa principalmente promover práticas mais sustentáveis e seguras no que se refere ao uso e descarte desses materiais, e ocorrerá até dia 28 de setembro.

Os pontos de recolhimento das embalagens serão o CEPAM, Associação de Santa Rosa, Sítio do Adaury e Associação de Vala Preta.

O secretário Arthur Cozzolino destacou a importância da ação. “É crucial que todos entendam a importância do manejo e descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas. Com esta campanha, visamos não apenas ao recolhimento, mas também à conscientização sobre os impactos que tais resíduos podem ocasionar ao meio ambiente e à saúde pública”, declarou.

Além do recolhimento, a secretaria realizou atividades de divulgação e conscientização sobre a tríplice lavagem das embalagens, entrega de recibos de devolução, exames de colinesterase, além de oferta de vacinação e testes rápidos. Também foram ministradas palestras educativas abordando a utilização correta dos defensivos e da educação ambiental.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vanessa de Brito, ações como estas são realizadas frequentemente com os agricultores.

“A saúde do trabalhador visa proporcionar qualidade de vida aos trabalhadores rurais; por isso, estamos sempre aqui, oferecendo os serviços”, afirmou.

Os agricultores receberam bem a ação. Para a agricultora Rosiane Maia, a campanha representa uma oportunidade de manter a saúde em dia.

“Apreciei muito porque alguns agricultores lidam com produtos químicos, e é necessário ter esse cuidado com a saúde”, disse.

Fotos: Gilson da Costa Jr