PREFEITURA DE MAGÉ INVESTE EM CAPACITAÇÃO PARA ARTESÃOS

Fotos: Lucas Santos

O foco no desenvolvimento de Magé está a todo vapor. Na tarde da quarta-feira (30), a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizou a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso para artesãos, como parte do programa de fortalecimento do artesanato fluminense.

Adenilson Honorato, assessor especial da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, esteve presente no evento e esclareceu o funcionamento do programa. “É um projeto reivindicado pela própria categoria, onde capacitamos artesãos através de um curso que durou um ano e teve a participação de aproximadamente 30 pessoas. O curso foi oferecido em formato online e abordou temas como marketing, precificação, customização, entre outros”, explicou Honorato.

Márcio Lopes, subsecretário de Cultura da cidade, destacou os próximos passos do projeto. “Os artesãos que se registraram no programa receberam formação e certificação. Agora, planejamos implementar uma feira de artesanato. Este projeto será muito bom porque é desenvolvido em colaboração com os artesãos locais, que receberão apoio com as barracas e materiais de estruturação. A iniciativa promete ser um sucesso, permitindo que os artesãos alcancem sustento e renda através das feiras. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao prefeito Renato Cozzolino por fomentar trabalho e renda no município”, disse.

Giulliane de Souza Cabral, 36 anos, artesã e estudante de Artes Visuais, foi uma das participantes do curso.

“O curso serviu como uma porta de entrada para conhecer novas pessoas e explorar diferentes tipos de artesanato, além de meu próprio campo. Aprendi a me posicionar nas redes sociais e a entender aspectos financeiros para colocar preço nos meus produtos corretamente”, afirmou.

Lucinéia de Souza, 61 anos, confeiteira e artesã especializada em miniaturas e crochê, também compartilhou sua experiência.

“Para mim, o aspecto mais importante do curso foi aprender a valorizar meu trabalho, especialmente na definição de preços. Além disso, o curso expandiu meus horizontes, mostrando as diversas possibilidades dentro da minha área de atuação”, concluiu.