PREFEITURA DE MAGÉ MOBILIZA SOCIEDADE PELA SAÚDE MENTAL MATERNA

No último sábado, a Praça 7 de Setembro, em Piabetá, foi palco de um evento especial e de grande importância para a conscientização sobre a saúde mental materna. A Caminhada Maio Furta-Cor, atraiu quase 100 pessoas, marcando uma manhã de conscientização e celebração.

Originada há três anos atrás por duas mães em frente a uma escola em Curitiba, a Campanha Maio Furta-Cor tem como propósito sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde mental materna. Esta campanha tem ganhado força e reconhecimento, e a participação em Piabetá foi o reflexo da sua crescente influência.

“Este evento é uma demonstração clara do compromisso da nossa gestão com o bem-estar de nossas mães. A saúde mental materna é uma questão que deve ser levada muito a sério e é crucial para garantir que todo processo da maternidade tenha o respaldo devido. Parabenizo a todos os envolvidos na organização da Caminhada Maio Furta-Cor e estou confiante de que esta iniciativa fará uma diferença real na sensibilização e apoio à saúde mental materna em Magé”, declarou a vice-prefeita Jamille Cozzolino.

Durante a concentração, foi ministrada uma palestra, focada na conscientização, conduzida pela psicóloga Elisama Beliani. Durante a apresentação, Beliani abordou o assunto, insistindo na necessidade de políticas públicas consistentes que garantam um suporte adequado à saúde mental materna.

“É fundamental que todos nós, como sociedade, reconheçamos a importância da saúde mental materna. As mães são a espinha dorsal de nossas famílias e comunidades, e precisamos garantir que elas tenham acesso ao suporte e tratamento adequados”, declarou.

Além disso, o evento foi repleto de atividades festivas que incluíram sorteios, distribuição de brindes, uma estação de brinquedos para as crianças, e um cardápio de guloseimas como pipoca, algodão doce, maçã do amor e pirulito de chocolate. A manhã também foi animada com música ao vivo pelo cantor Edmilson Thomaz e do DJ Maurinho, tornando a atmosfera ainda mais agradável.

A caminhada começou na Praça 7 de Setembro, seguindo o trajeto que circundava o quarteirão do Hospital Municipal Materno-Infantil Vereador Hugo Braga. Este percurso simbólico criou uma alusão a um abraço virtual na unidade hospitalar, uma demonstração de apoio e solidariedade a todas as mães que necessitam de cuidados de saúde mental.