PREFEITURA DE MAGÉ OFERECE PERNOITE PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Foto: Gilson Costa

Com a proximidade do inverno, a Prefeitura de Magé, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, iniciou na última segunda-feira (5), o serviço anual de pernoite destinado às pessoas em situação de rua. A iniciativa contou com a participação da primeira-dama e madrinha da Assistência Social, Lara Torres, além da secretária de Assistência Social, Flávia Gomes.

Jaqueline da Silva, coordenadora do Centro Pop, alojamento social localizado no Parque Santana, explicou a importância desta ação.

“Com a chegada do inverno, disponibilizamos o pernoite para que as pessoas em situação de rua possam ter um local adequado para dormir. Só no primeiro dia, tivemos 10 encaminhamentos do Centro Pop. No total, são oferecidas 30 vagas”, elucidou Jaqueline.

O trabalho é iniciado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que realiza abordagens nas ruas, incentivando essas pessoas a, inicialmente, passarem a noite em um local aquecido. Contudo, a meta é realizar uma ação mais profunda de humanização dessas pessoas, sempre respeitando o consentimento e os desejos delas.

Para poderem apenas pernoitar, é realizado um cadastro que é encaminhado ao Centro Pop. Durante a estadia, recebem um kit higiene com fio dental, pasta de dente e escova de dente, além de cobertores, toalhas, travesseiros, colchonetes, jantar, acesso a banho e café da manhã.

A secretária de Assistência Social, na ocasião, expressou sua gratidão ao prefeito. “Gostaria de agradecer ao nosso prefeito, Renato Cozzolino, por todo o apoio aos serviços da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé e ressaltar que é graças a ele e à nossa primeira-dama que podemos oferecer esses benefícios a quem vive em situação de rua, garantindo os seus direitos. Quero também agradecer à Secretaria de Saúde, que tem sido nossa grande parceira, inclusive com o trabalho de rua, fornecendo toda a estrutura necessária”.