PREFEITURA DE MAGÉ PROMOVE MUTIRÃO DE LIMPEZA NO PARQUE ESTRELA

Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou um mutirão de limpeza no Parque Estrela, antigamente conhecido como Porto Estrela. A iniciativa incluiu serviços de poda, roçada e remoção de árvores. Esta ação faz parte do Projeto Preserva, uma colaboração entre as secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Cultura, Turismo e Eventos. O objetivo é preparar o terreno para futuros esforços de resgate do histórico local.

O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, participou do evento e destacou a importância da ação. “Estamos aqui nas ruínas do Parque Estrela dando início à operação ‘Preserva’, focada na conservação deste espaço, um dos mais relevantes de nossa herança cultural que remonta ao século XVIII e é um marco histórico do caminho do ouro. Juntamente com os secretários Sílvio Furtado e Carlos Henrique Rios, buscamos criar uma integração efetiva para expandir esse tipo de cuidado a outros patrimônios”, afirmou.

Originada no período colonial, durante o Ciclo do Ouro, a Vila da Estrela serviu como um dos principais portos de escoamento da produção de ouro de Minas Gerais. No reinado de Dom Pedro II, o Porto da Estrela foi elevado à categoria de município, sendo oficialmente instalado em 20 de julho do mesmo ano.

Carlos Henrique Rios, secretário de Meio Ambiente, também esteve presente e expressou seu entusiasmo. “Estou muito feliz em participar dessa iniciativa. A Secretaria de Meio Ambiente está de portas abertas para colaborar em ações tão importantes, não apenas para Magé, mas também para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, considerando a importância de todo sua história”, pontuou o secretário.

A Vila da Estrela sofreu um declínio com a chegada da primeira estrada de ferro do Brasil, construída por Barão de Mauá. A mudança no sistema de transporte fez com que o porto se tornasse obsoleto e, gradualmente, desativado.

Sílvio Furtado, secretário de Serviços Públicos, também mobilizou a sua equipe para a operação de limpeza. “Estamos trabalhando intensamente para deixar o local pronto para futuros planos turísticos”, explicou.